PLR: Em ofício, Petrobrás repete a mesma ladainha de que não tem nova proposta

"Quando o repertório é pequeno, o pensamento congela". A frase é do escritor Marcelo Rubens Paiva e se encaixa perfeitamente para definir a atual postura da Petrobrás nas negociações de PLR. A empresa insiste em afirmar que não apresentará uma nova proposta e para isso lança mão, sem o menor constrangimento, de textos idênticos para reforçar sua tentativa de desmobilizar a categoria.

Diante da exigência dos sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e do Sindipetro-RJ de uma nova proposta, com a continuidade das negociações, o RH Corporativo da companhia enviou ofício, na última terça-feira (02/08), cujo texto é a cópia do documento enviado anteriormente (veja abaixo os documentos). Ou seja, como não há qualquer argumento capaz de legitimar a posição da empresa, os diretores da Petrobrás se limitam a reproduzir a velha ladainha de antes.

Mais do que uma omissão, tal postura é uma demonstração de desrespeito e indiferença da Petrobrás pelos trabalhadores. Enquanto a categoria se mobiliza e articula maneiras de chegar a um acordo com a empresa, a Petrobrás - por puro protocolo - envia respostas vazias aos trabalhadores. Em apresentações suntuosas aos investidores internacionais, números e gráficos. Para rejeitar uma nova rodada de negociações com os trabalhadores, discursos frágeis no conteúdo e na forma.

Para forçar a empresa a apresentar uma nova proposta é necessário intensificar as mobilizações o quanto antes. Neste sentido, a FNP enviou à fup ofício chamando os 16 sindipetros para um calendário unificado de lutas. Com unidade e novas mobilizações é possível avançar e lutar por uma PLR Máxima e Igual para Todos.

Ofício enviado pela Petrobrás em 25 de julho (clique aqui)

Ofício enviado pela Petrobrás em 02 de agosto (clique aqui)