Nas plataformas e na refinaria, gerentes tentam coagir trabalhadores a furar movimento por PLR justa

Numa postura claramente anti-sindical, algumas gerências da Petrobrás no Litoral Paulista estão tentando desmobilizar a luta dos petroleiros por uma PLR justa. E a maneira encontrada para tentar fragmentar a unidade do movimento foi recorrer a uma velha prática: assédio moral.

Na Refinaria, a gerência da Segurança Patrimonial vem mantendo uma postura ostensiva contra os inspetores de segurança. Insatisfeitos com a proposta de PLR e com a própria situação da profissão, uma das mais prejudicadas pelo famigerado PCAC, esses petroleiros quebraram um velho paradigma, segundo o qual eles "não podem" participar de movimento, e se juntaram às mobilizações encampadas pela categoria. Como represália, a chefia resolveu acompanhar os atrasos, em frente ao portão principal da refinaria, para coagir esses trabalhadores a entrarem na unidade.

Plataformas

Confinados, os petroleiros embarcados sofrem pressão ainda maior das gerências. O Sindipetro-LP orientou que os trabalhadores embarcados suspendessem a emissão de PTs por quatro horas, com operação padrão. A orientação está sendo seguida pelos trabalhadores e, diante da mobilização, não demorou muito para que a empresa articulasse uma manobra para tentar furar o movimento.

Recebemos denúncias de que gerentes estão tentando emitir PTs e exigir que os trabalhadores executem essas tarefas. O Sindipetro-LP não irá tolerar esta prática e reforça que o movimento será mantido nas plataformas. Até que haja uma nova proposta da empresa, o movimento previsto para acontecer até sexta-feira (29/07) segue de pé. Por isso, durante os atrasos de quatro horas nenhum serviço deve ser solicitado, acompanhado, emitido ou executado. E no dia 27 de julho, quarta-feira, não serão emitidas PTs durante 24 horas.

Além de ser uma agressão ao livre direito de reivindicar direitos, esse constrangimento imposto aos trabalhadores mostra que a empresa prefere a política do medo a abrir um diálogo com a categoria.