Nas estatais do Paraná, após pressão dos trabalhadores, PLR igual para todos é lei

Àqueles que insistem na versão de que a bandeira histórica por `PLR Máxima e Igual para Todos´ é uma luta impossível de ser conquistada, uma lei sancionada em 2010 pelo Governo Estadual do Paraná desbanca essa posição, reforçando a legitimidade da reivindicação encampada pelos sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

No Paraná, o montante total a ser distribuído do lucro ou resultados das empresas estatais é dividido igualmente para cada empregado, conforme determina a Lei nº16560/2010 - publicada em Diário Oficial. Hoje, o direito é estendido a todas as estatais do Paraná, mas foi conquistado após muita luta do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento do Paraná (SAEMAC). Por mais de dez anos os trabalhadores cobravam uma distribuição igualitária, reivindicação que foi intensificada quando, em 2008, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) deixou de repassar o lucro aos trabalhadores, embora já houvesse distribuído a parte do lucro aos sócios privados da empresa.

Este exemplo mostra que não é apenas necessário manter e intensificar esta bandeira, como é plenamente possível transformá-la em lei. A Petrobrás, como maior empresa do País, tem plenas condições de garantir uma distribuição de PLR igualitária e sem privilégios.