Nota do Sindipetro-LP sobre ataque de hackers ao site da Petrobrás

Na última semana, dados pessoais de empregados da Petrobrás foram divulgados na internet pelos mesmos hackers que invadiram os sites oficiais da Presidência da República, Receita Federal, Ministério da Cultura, Senado, IBGE e Ministério do Esporte .

A Petrobrás, mesmo com todas as provas de que informações restritas aos petroleiros haviam sido vazadas, manteve a informação de que não sofreu nenhum ataque de hackers e atribuiu a uma possível instabilidade a queda do seu site oficial.

O Sindipetro-LP lamenta a ausência de transparência da companhia diante deste caso, uma vez que em nossa própria base confirmamos casos de petroleiros que tiveram dados como nome, número de matrícula, CPF, RG, telefone, endereço residencial e conta bancária vazados na internet. Diante de fatos concretos, a versão oficial da empresa cai por terra.

O Jornal do Brasil, em entrevista com petroleiros do Rio de Janeiro,  também confirmou que os dados cedidos pela LulzSec Brasil, grupo de hackers responsável pelo ataque virtual, são reais. Segundo o jornal, foram revelados o nome completo, matrículas, chaves do sistema, endereços de e-mail e dados do servidor de 46 mil petroleiros.

Diante disso, o Sindipetro-LP orienta - como medida de segurança - que todos os petroleiros troquem suas senhas no sistema de Intranet da companhia até que seja revelada a origem desse vazamento de dados.