PLR: Um mar de contrastes - Editorial do Sindipetro-RJ

Em 2010 o lucro líquido da Petrobrás foi de R$ 35 bilhões, 19,5% maior que o registrado em 2009. No primeiro trimestre de 2011, o lucro da Petrobrás foi recorde: 42% acima do mesmo período de 2010. É recorde em cima de recorde. Este é o resultado do trabalho de dezenas de milhares de petroleiros próprios e terceirizados que constroem o dia-a-dia desta companhia. O problema é que na hora da remuneração, são os trabalhadores os que menos recebem.
A assembléia de acionistas, reunida em 28 de abril de 2011, definiu remunerá-los em R$ 11,7 bilhões: um aumento de 40% em relação à 2009. Decidiram também, por proposta da direção da empresa, aumentar em 13% a remuneração da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Somando ao aumento que se autoconcederam no ano passado, a alta administração da Petrobrás ganha hoje 46% a mais do que há dois anos (A PLR deles entra neste montante global).
Para os trabalhadores a assembléia dos acionistas provisionou R$ 1,691 bilhões, 13% a mais do que no ano passado e 14% do montante distribuído aos acionistas. Considerando que o efetivo de trabalhadores aumentou, a PLR individual tende a crescer menos que os 13%. Não podemos aceitar estes contrastes. A lei faculta que possamos receber até 25% do que é distribuído aos acionistas, o que representaria R$ 2,925 bilhões, ou R$ 36,5 mil por trabalhador, na média.
Vamos reiterar o pedido de reunião com a empresa para discutirmos já a PLR. A companhia pagou o adiantamento em janeiro, pela lei a segunda parcela tem que ser paga no segundo semestre que vai de julho a dezembro.