Por onde anda a segurança? Gás vaza na Alemoa

Apesar da luta insistente do Sindipetro-LP em busca de melhores condições de trabalho e segurança nas instalações do sistema Petrobrás, a empresa continua dando sinais de que ainda não entendeu a extensão do que é isso. Na última sexta-feira (06/05), por volta das 23h00, houve vazamento de ETHIL MERCAPTAN (mercaptano) em um tanque de armazenamento de gás da Transpetro, no Terminal Alemoa.

Segundo matéria publicada no jornal A Tribuna de domingo (08/05) o forte odor de enxofre característico do gás foi sentido em um raio de 13 km, o que assustou os moradores das regiões afetadas.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, esteve presente no local e constatou o problema, que foi sanado na madrugada de sábado (07/05), por volta das 3h00. Segundo a CETESB, dentro de alguns dias será decidido quais medidas serão tomadas contra a empresa.

A Petrobrás por sua vez ainda não se manifestou e mais uma vez fingiu que nada aconteceu. O gerente geral do Terminal foi contactado e afirmou que não ocorreu nenhuma anormalidade. Nós, do Sindipetro-LP exigimos que esse tipo de situação não se repita e que seja esclarecida porque não é um fato isolado dentro da história da Transpetro, na Alemoa. No dia 26 de outubro de 2009 houve um vazamento semelhante ao ocorrido na última sexta-feira só que ao contrário desse, a estatal conseguiu abafar o caso.

Esses episódios reforçam a postura do Sindipetro-LP em não admitir que a segurança do trabalhador e da população sejam rifadas e foi por isso que a categoria junto ao nosso Sindicato cruzou os braços na UTGCA  durante 23 dias reivindicando melhores condições para os petroleiros nas instalações do sistema Petrobrás.