Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

É celebrado na próxima quinta-feira, 28 de abril, O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho, a data foi colocada em prática no Brasil em maio de 2005, pela lei 11.121/05. 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. No Brasil, somente entre trabalhadores formais, com vínculo celetista, que correspondem a 30% da População Economicamente Ativa, foram contabilizados 653.090 acidentes no ano 2007.

Para não deixar este dia passar em branco, acontecerá no auditório da Universidade Paulista (Unip) palestras alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O evento, promovido pela Secretária de Saúde de Santos por meio da Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador SEVREST (CEREST-SANTOS), ocorrerá no dia 29/04, sexta-feira, das 8h30 ás 13h, na Avenida Rangel Pestana, 147, Vila Mathias.

As inscrições, gratuitas, acontecerão às 8h30, seguida de uma mesa redonda com participação de autoridades da área de saúde do trabalhador. 

Na primeira palestra, às 10h, o coordenador do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Marcelo Soares Vilhanueva falará sobre A notificação de acidentes do trabalho em Santos. Em seguida, a professora da Unesp, Maria Dionísia do Amaral Dias, abordará a questão Por que fazer a notificação dos acidentes e doenças do trabalho?.