Petrobrás lucra R$ 35,189 bi em 2010

Os argumentos utilizados pela Petrobrás para negar uma PLR justa e salários que sejam condizentes com o seu crescimento estão se tornando cada vez mais fictícios a cada recorde anunciado pela companhia.

Em 2010, o lucro líquido da Petrobrás totalizou R$ 35,189 bilhões, índice 17% superior a 2009, quando a empresa havia lucrado R$ 30,051 bilhões. De acordo com a própria Petrobrás, é o maior resultado anual da história da companhia.

O que ela não destaca é a defasagem salarial da categoria, que há anos vem recebendo como reajuste apenas o índice de inflação. Graças ao achatamento salarial promovido pela companhia, sua expansão segue em ritmo acelerado. Para se ter uma ideia, a produção total de petróleo e gás natural aumentou 2% em relação a 2009, atingindo a média de 2 milhões 583 mil barris/dia.

Além disso, houve a entrada em operação de seis novos sistemas de produção e duas unidades de tratamento de gás natural e a geração de caixa operacional, medida pelo indicador EBITDA, atingiu seu valor recorde de R$ 60 bilhões 323 milhões. O RH Corporativo terá uma difícil tarefa para fabricar números negativos durante as negociações de PLR.