Petrobrás é a 3ª maior empresa de energia do mundo

A Petrobrás é a 3ª maior empresa de energia do Mundo. A informação, ventilada em toda a imprensa e comemorada pela companhia, foi divulgada no último dia 24 de janeiro pelo ranking PFC Energy 50, que lista as maiores empresas de energia do mundo em valor de mercado.

Com isso, a Petrobrás avançou mais uma posição e passou do quarto para o terceiro lugar, completando dezembro de 2010 com US$ 228,9 bilhões, à frente de Shell e Chevron, quarta e quinta colocadas.

A consultoria PFC Energy destacou a constante ascensão da Petrobrás, ressaltando que passou de 27º lugar, na primeira edição do ranking em 1999, para a terceira colocação em pouco mais de uma década. Segundo a consultoria, o valor de mercado, que era de US$ 13,5 bilhões naquele ano, cresceu a uma taxa composta de 27% ao ano.

Para a categoria, esta informação apenas reforça a constatação de que o nosso salário está extremamente desvalorizado e que os valores de PLR propostos pela empresa estão muito aquém do seu tamanho. Enquanto comemora mais um recorde, a companhia segue aumento seu patrimônio através  do arrocho salarial e da precarização das condições de segurança  dos petroleiros.