Petrobrás esclarece informações sobre reestruturação de projeto

O Sindipetro-LP esteve reunido ontem (24) com o RH da UN-BS e a gerência da Plataforma de Mexilhão. O encontro ocorreu para que o Sindicato recebesse explicações sobre as mudanças e reestruturações do projeto da Plataforma. A reunião durou toda a tarde.A empresa apresentou ao Sindicato todos os passos da formação do projeto da Plataforma: os estágios de elaboração, movimentação de pessoal e o treinamneto dos 60 operadores e 43 técnicos de manutenção - contratados em 2007 para a execução do projeto.Pelo Sindipetro-LP, o coordenador-geral Ademir Gomes Parrela destacou a preocupação do Sindicato com a seguranmça, qualidade de vida e condições de trabalho dos petroleiros que irão embarcar a partir de dezembro deste ano, mês em que a Plataforma vai ao mar.Dentre as explicações que o sindicato cobrou, está a implementação do operador mantenedor - operadores com atribuições de manutenção e técnicos de manutenção com atribuições de operação. Por exemplo, a limpeza de filtros é feita pelo técnico de manutenção. Os dirigentes sindicais perguntaram se os operadores iriam fazer essa função. A empresa disse que não.Outra preocupação é se haverá cortes entre os petroleiros treinados para o projeto, pois é uma preocupação da categoria, em função das poucas explicações que foram passadas. O Sindipetro-LP não vai aceitar que depois de dois anos em treinamento, os trabalhadores mudem suas perspectivas de vida repentinamente por conta de cortes e remanejamentos.Durante os debates da implantação do operador mantenedor - o Sindicato é contra porque representa acúmulo de função - a empresa esclareceu que isto não será praticado porque nem no projeto está. Sobre os cortes, ficou claro para o Sindicato que não ocorrerão. A mesma apresentação feita ao Sindicato será realizada para a força de trabalho, daqui duas semanas.O Sindicato levantou estas preocupações nas reuniões com o RH da UN-BS e, atendendo aos anseios da categoria, tem primado pela valorização destes trabalhadores e manutenção de seus direitos.