Documentário sobre reservas de gás causa polêmica nos EUA

Poucos meses após o maior desastre ambiental dos EUA, envolvendo um vazamento gigantesco de petróleo no Golfo do México depois de uma plataforma da British Petroleum ter afundado,  o documentário Gasland - que fala sobre como a água potável e o ar estão sendo afetados pelas perfurações nas reservas de gás natural nos EUA - tem causado muita polêmica no país estadunidense.

O documentário ganhou maior visibilidade depois do ator Mark Ruffalo ter sido incluído na lista de alerta terrorista dos EUA por realizar sessões do filme a amigos.

No Brasil, o tema ganha importância por surgir em um período de constantes descobertas de petróleo na camada do pré-sal. Até agora pouco tem se falado sobre os possíveis impactos ambientais desta atividade.

SinopseEstá acontecendo em toda a América proprietários rurais acordar um dia para encontrar uma lucrativa oferta de uma empresa de energia que desejem alugar seu imóvel. Razão? A empresa espera bater em um reservatório chamado de "Arábia Saudita de gás natural." Halliburton desenvolveu uma maneira de obter o gás para fora do processo de perfuração de um solo chamado hidráulica "fracking"E de repente a América se encontra à beira de se tornar uma superpotência energética.

Veja abaixo o trailer do filme (em inglês)