Comitê Regional Contra Privatização será aberto amanhã

No próximo dia 17, quarta-feira, será aberto o Comitê Regional da campanha "O Petróleo tem que ser Nosso!". O local do encontro será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Santos, situada à Praça da República, 51, às 18h30. O Sindipetro-LP convida toda a categoria para participar, além do Movimento Sindical, Estudantil, na representação do Centro dos Estudantes de Santos (CES), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e demais organizações sociais da região.O Comitê será a face regional do Comitê Nacional Contra a Privatização do Petróleo e Gás, organizado pela Intersindical, Conlutas, CUT e CTB, além da Frente Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e MST - representações no campo do trabalho. A Frente de Oposição de Estudantil (FOE), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a OAB e dezenas de outras entidades também estão na organização do Comitê.A intenção dos Comitês Regionais é capilarizar a luta pela soberania na exploração e produção do petróleo e gás brasileiros em cada município do país, articulando manifestações e debates através de uma ampla frente de forças populares e sociais. Na histórica campanha "O Petróleo é Nosso!", ocorrida em prol do monopólio estatal do petróleo no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, o princípio de organização era o mesmo. Na época, em Santos, um estivador foi morto num comício da campanha.Dessa maneira a região, mais uma vez, honra o compromisso de lutar pelas causas do povo brasileiro. O momento é mais do que importante. A Comissão Interministerial entregará ao presidente Lula a proposta de marco regulatório do pré-sal em agosto, ou em até menos, segundo o ministro de Minas e Energia Edson Lobão. Tudo aponta à criação de uma estatal para administrar as reservas, sendo usado o sistema de partilha de produção nos campos ainda não leiloados, no qual o óleo extraído é dividido entre os sócios.A proposta da Comissão Interministerial é fruto do lobby internacional sobre os três poderes da República. Os Estados Unidos, com apenas 29 bilhões de barris de reservas e consumo de 10 bilhões por ano, e o cartel internacional das 7 irmãs", que já tiveram 90% das reservas mundiais sob o seu domínio e hoje tem cerca de 3% apenas, estão por trás do lobby. As investidas estão gerando bons resultados dentro do governo brasileiro.""O Sindipetro-LP defende uma Petrobras 100% estatal, baseada em um novo marco regulatótio onde a exploração do pré-sal tenha como resultado melhorias aos povo brasileiro. Tratamos de um recurso estratégico ao país, de modo que não se pode leiloá-lo"", afirma o coordenador geral do Sindipetro-LP, Ademir Gomes Parrela. A preocupação do dirigente sindical procede.Ao ser homenageado pela Câmara Brasileira de Comércio da Grã-Bretanha, em Londres, com o título de "Personalidade do Ano", sem nenhum motivo aparente, Lobão disse na solenidade: "A Petrobrás não pode encarar sozinha a grande tarefa de desenvolver o pré-sal", e acrescenta: "Certamente faremos leilões no próximo ano". "