Sindicato inicia movimento com atrasos de 3h

Menos de 24 horas depois de derrotar a proposta da Petrobrás, a categoria do Sindipetro-LP já iniciou os movimentos, realizando atrasos de três horas na entrada dos petroleiros que operam em regime de turno.

Durante os atrasos, que acontecem na RPBC, terminais da Transpetro (Alemoa, Pilões e Tebar), UTGCA e plataformas (Merluza e Mexilhão), não estão sendo emitidas Pts (Permissões de Trabalho) e ao longo do dia os trabalhadores irão adotar operação padrão.

A categoria rejeitou a proposta salarial da Petrobrás na última quarta-feira (22/09), durante Assembleia na sede do Sindicato, em Santos. A indignação dos petroleiros foi traduzida no número de votos: foram apenas 15 votos pela aprovação e 9 abstenções num auditório lotado com mais de 600 petroleiros.

Em São Sebastião, a proposta já havia sido derrotada na última sexta-feira (17/09). Por ampla maioria de votos, os petroleiros do Tebar, UTGCA, aposentados e pensionistas rejeitaram a contraproposta da companhia. Foram 101 votos pela rejeição da contraproposta da empresa; apenas 7 votos pela aprovação e 3 abstenções.

Demais bases da FNP

Sindipetro-AL/SEQuadro é de ampla rejeição. Até a última quarta-feira (22/09) o resultado parcial era de 597 votos contra a proposta, apenas 36 a favor e 21 abstenções. As assembleias já ocorreram nas seguintes bases: Atalaia (ADM), Carmópolis (ADM)Fafen (2 grupos), Siriri/Jordão, AL/Pilar, Sede-Aracajú, Porto/SE, AL/Furado, AL/Transpetro TA e AL/Sindicato. Restam assembleias no ADM e Grupo C da Fafen, restaurante da Riachuelo/SE e no Sindicato, em Aracajú. A greve será avaliada nesta quinta-feira (23/09).

Sindipetro- PA/AM/MA/APAs assembleias foram iniciadas na segunda-feira (20/09) e encerradas na última quarta-feira (22/09). A proposta da empresa foi derrotada com 221 votos contra, 99 a favor 24 abstenções. Além disso, foi aprovada greve a partir do dia 23, à meia-noite, com 158 votos a favor, 76 contra e 57 abstenções. As votações aconteceram nas seguintes bases: Alcindo Cacela/Belém, Transpetro/Belém, Transpetro/São Luís, Prédio - Manaus / PEA, Porto Urucu e Ambep/Belém.

Sindipetro-SJCO Sindipetro-SJC já realizou todas as assembleias. Até a manhã da última quarta-feira (23/09) haviam sido computados 242 votos contra a proposta, 49 a favor e 49 abstenções. Com isso, o quadro de rejeição não pode ser mais revertido. O levantamento parcial também indica aprovação da greve a partir do dia 23 com 206 votos a favor, 69 contra e 33 abstenções.

Sindipetro-RSNo Rio Grande do Sul, os petroleiros também estão rejeitando a proposta. Nesta quinta-feira (23/09), os trabalhadores da Refap rejeitaram a proposta da Petrobrás. Foram 161 votos contra, 156 a favor e 2 abstenções.  Além disso, foi aprovada greve a partir do dia 23 com 128 votos a favor, 72 contra e 22 abstenções. Nos terminais da Transpetro a proposta também está sendoi rejeitada, assim como a aprovação de greve a partir do dia 23. Às 13 horas será a vez dos trabalhadores do Tedut votarem os indicativos.

Sindipetro-RJAs assembleias estão sendo realizadas nas portas das unidades com os petroleiros da ativa nesta quinta-feira (23/09). Aposentados e pensionistas colocarão o indicativo de rejeição da proposta feito pelo Sindipetro-RJ no próximo dia 28.[gallery link="file" order="DESC" orderby="ID"]