Queda das ações da Petrobrás é pura especulação financeira

Desde que foi anunciada a cessão onerosa, a imprensa vem divulgando que as ações da Petrobrás estão em queda. A queda do valor de Mercado da Petrobras é 26,6% em 2010. Os especuladores internacionais estão derrubando as ações para depois comprá-las na capitalização a um preço mais barato e posteriormente, com a exploração do pré-sal, vendê-las a um preço maior do que os especuladores pagaram.

As ações da Petrobrás podem cair ainda 40% segundo estudo realizado pela Enfoque Gráfico. O que a imprensa não divulga é que tal queda se deve a pura especulação financeira.  Assim, os especuladores poderão pagar barato e vender caro. Isto significa que eles irão embolsar nada menos do que US$ 400 milhões a médio e longo prazo.

O pré-sal foi fatiado pelo governo Lula com as empresas petrolíferas Big Oil, petroleiras independentes e Petrobrás. As Big Oil ficam com quase metade do bolo do Pré-Sal, US$ 3,52 trilhões, sendo que 37% foram leiloados e 44% estão reservados para as empresas estrangeiras. Apenas 20% será controlado pela Petrobrás. Sendo que destes 20%, a União, hoje, detém apenas um terço das ações preferenciais da Petrobrás.

Com a capitalização da empresa e a exploração da camada pré-sal, o que se vê é que o rico irá encher cada vez mais seus bolsos à custa da classe trabalhadora e a categoria ficará chupando o dedo. O dinheiro do petróleo deve ser convertido em benefício do povo brasileiro e para valorizar o salário dos seus trabalhadores e não da minoria que detém o capital.

As ações da Petrobrás podem cair ainda 40% segundo estudo realizado pela Enfoque Gráfico. O que a imprensa não divulga é que tal queda se deve a pura especulação financeira. Assim, os especuladores poderão pagar barato e vender caro. Isto significa que eles irão embolsar nada menos do que US$ 400 milhões a médio e longo prazo.