Sindipetro-LP será palco de grande ato político de adesão ao fórum por Verdade, Justiça e Reparação

Doa 09 de novembro

No dia 9 de novembro, às 14h, será promovido um ato político de adesão ao Fórum por Verdade, Justiça e Reparação. Este evento, de grande relevância, ocorrerá na sede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, em Santos. O destaque da ocasião será o lançamento do livro “Petrobrás e petroleiros na ditadura: trabalho, repressão e resistência”, uma obra que mergulha na história de resistência dos petroleiros durante o regime militar, revelando aspectos cruciais sobre o impacto da ditadura na categoria e a luta por direitos ao longo de um período marcado por muita repressão política.

Em parceria com o IIEP – Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas, essa ação visa não apenas fortalecer a luta por verdade, justiça e reparação, mas também unir esforços em prol da ressignificação da memória histórica do setor e na preservação dos direitos dos trabalhadores. O evento promete ser um marco para a valorização da história dos petroleiros e um passo significativo na busca por reconhecimento e reparação das injustiças sofridas durante a ditadura.

A mobilização conjunta é fundamental para garantir que as vozes dos trabalhadores sejam ouvidas e que os erros do passado não sejam esquecidos, destacando a importância de uma sociedade que se compromete com a verdade e a justiça.

Jornada em Brasília: Visitas a Gabinetes e Conselho de Ética

No período de 29 a 31 de outubro, os dirigentes do Sindipetro-LP, Thiago Nicolini e Fábio Canté, iniciaram uma jornada em Brasília, realizando uma série de visitas a gabinetes de deputados de diferentes partidos. A comitiva se reuniu com membros das bancadas do PT, PSOL e PC do B.

Na quarta-feira (30), os diretores do Sindipetro-LP acompanharam as oitivas do processo de cassação do deputado Glauber Braga. O Conselho de Ética da Câmara se reuniu para ouvir testemunhas indicadas pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator do caso.

Na quinta-feira (31), os dirigentes também marcaram presença no Senado, onde visitaram os gabinetes dos senadores do PT. O principal objetivo dessa jornada foi divulgar o lançamento do livro “Adesão ao Fórum: Verdade, Difícil Reparação” e a adesão dos parlamentares ao Fórum por Verdade, Justiça e Reparação, um movimento dedicado a incentivar a reivindicação de reparações por parte das empresas, promovendo ações reparadoras em prol das vítimas da ditadura.

Saiba acessando acessando o boletim especial (clique aqui) que trata do evento