Curso de ergonomia no enfrentamento dos fatores psicossociais do trabalho é promovido pela Fundacentro

23 e 24 de outubro

O curso de ergonomia no enfrentamento dos fatores psicossociais do trabalho, será oferecido pela Fundacentro, no auditório da instituição, situado à rua Capote Valente, 710 – Pinheiros – São Paulo – SP. Será nos dias 23 e 24 de outubro de 2024.

A atividade é coordenada pelos pesquisadores José Marçal Jackson Filho e Thaís Helena de Carvalho Barreira. O objetivo é apresentar o ferramental da Ergonomia da Atividade. Portanto, o programa se dá tanto em seus aspectos conceituais quanto metodológicos, assim, a ideia é auxiliar na intervenção sobre os determinantes organizacionais e no enfrentamento dos fatores psicossociais do trabalho (FPT). Dessa forma, o curso é destinado a dirigentes sindicais, trabalhadores, cipeiros e profissionais de Segurança e Saúde do Trabalhador, capacitando-os a solicitar e acompanhar intervenções ergonômicas.

Os pesquisadores destacam a crescente prevalência de problemas de saúde mental relacionados ao trabalho, que têm causado impactos significativos não apenas nos trabalhadores e suas famílias, mas também nas empresas e no Estado. Embora os fatores psicossociais não tenham sido incluídos na última versão da Norma Regulamentadora 17 – NR 17, eles ressaltam que a Ergonomia da Atividade abrange o trabalho em suas diversas dimensões, sejam elas física, cognitiva, emocional e social.

“É possível intervir nas situações de trabalho, por meio da Análise Ergonômica do Trabalho, prevista na NR 17, associando determinantes, a própria atividade e as consequências, como acidentes e doenças, para redesenhar a organização do trabalho patológico”, afirmam.

As inscrições presenciais, gratuitas, vão até as 10h do dia 23 de outubro. Mas, para as inscrições on-line é necessário acessar o EAD

Transmissão

Simultaneamente, o curso de ergonomia será transmitido pelo canal da Fundacentro no YouTube: dia 23 de outubro e no dia 24 de outubro

A carga horária de 8 horas e contará com aulas expositivas, estudos de caso e discussões em torno de material audiovisual. A programação será dividida em duas tardes, com os seguintes temas:

Dia 23 de outubro das 14h às 18h

  • Noções fundamentais de Ergonomia
  • Metodologia de Análise Ergonômica
  • Projeto de situações de trabalho e participação dos trabalhadores
  • Prática da intervenção

Dia 24 de outubro das 14h às 18h

  • Saúde mental e fatores psicossociais
  • A organização e gestão como problema
  • Diagnóstico, participação e transformação
  • Intervenção sobre determinantes organizacionais

Fonte: Fundacentro