outubro: Cesteh/ENSP/Fiocruz realizam atividade em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno

Em São Paulo

No próximo dia 9 de outubro, às 14h, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) realizará uma atividade em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, celebrado todo dia 5 do mesmo mês. O encontro será na sala 40 do Cesteh.

O evento contará com a participação dos representantes sindicais Antônio Pereira e Gerson Guimarães, do professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba e ex-integrante da Comissão Nacional do Benzeno, Danilo Costa, da representante da Vice-Presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS) Maria Juliana Moura e do pesquisador da Fiocruz Brasília Jorge Machado. A atividade será híbrida e transmitida pelo link do Zoom.

O debate ocorre em meio à possibilidade de alteração do Valor de Referência Tecnológico (VRT) do benzeno, que poderia levar à implementação de um perigoso Limite de Exposição Ocupacional (LEO). Representantes sindicais, trabalhadores e pesquisadores defendem a manutenção do Anexo 13-A da NR-15, que regulamenta a exposição ao benzeno.

Fonte: Cesteh/ENSP/Fiocruz