Atuação Intensa da Diretoria do Sindipetro-LP em Reuniões, protesto e Eventos ao Longo da Semana

De 16 a 20 de setembro

A semana foi marcada por uma série de reuniões e eventos que contaram com a participação ativa da Diretoria do Sindipetro-LP. Entre encontros voltados à saúde e segurança dos trabalhadores, discussões sobre o futuro da categoria e participação em congressos de relevância nacional e internacional, o Sindicato segue firme em seu compromisso de representar e defender os interesses dos petroleiros.

Na segunda-feira (16), a Diretoria teve uma agenda intensa, participando da Abertura da Campanha de Avaliação da Exposição Ocupacional a NAFTA e Benzeno no Terminal de Cubatão, que também aconteceu na quinta-feira (19). A Diretoria também participou da Comissão Local de RH e SMS da RPBC e da Reunião Ordinária da CIPLAT P-70. Houve, ainda, mobilização com os grupos de turno da Alemoa sobre o incinerador de COV, realizada às 6h e às 19h. Além disso, o plantão do DAP, que ocorre de segunda a sexta-feira, seguiu em atividade.

Na terça-feira (17), o diretor Victor Coimbra esteve no Aeroporto de Jacarepaguá para acompanhar o embarque dos trabalhadores das plataformas, uma atividade que ocorre semanalmente, de terça a quinta-feira. Ainda na terça, os membros do Departamento de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Tecnologia do Sindicato se reuniram para discutir as demandas do setor e da categoria. A Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Petroleiros também se reuniu para debater problemas enfrentados pela categoria e alinhar estratégias.

A quarta-feira (18) foi dedicada ao trabalho de base. No Terminal da Alemoa, em Santos, a Diretoria do Sindicato conversou com os petroleiros do G2 sobre a implantação do COV. Em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a Diretoria manteve o diálogo semanal com os trabalhadores das unidades offshore. Também na quarta-feira, os dirigentes estiveram na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, para dois eventos: o painel Mosaico, com entrega das fotos da parada da RPBC, e o Encerramento da Parada 2024.

Os diretores do Departamento de Saúde do Sindipetro-LP participaram do Congresso Latino-Americano de Direito Material e Processual, bem como do Congresso Internacional de Saúde Mental na Contemporaneidade: Diálogos sobre a Saúde Mental Relacionada ao Trabalho. Esses eventos, realizados entre 18 e 20 de setembro na PUC Minas, em Belo Horizonte, contaram com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, como Ricardo Antunes (Unicamp), Edith Selligman-Silva, Andrea Pujol (UNC-Córdoba), Miriam Wlosko (Universidad de Lanús) e o Desembargador Antônio Gomes de Vasconcellos. As discussões focaram na saúde mental no contexto laboral, um tema relevante devido ao crescente número de casos de adoecimento mental entre trabalhadores. A participação do Sindicato reforça sua preocupação com essa questão.

A quinta-feira (19) contou com reuniões estratégicas: a Quadripartite Petros, para discutir os equacionamentos cobrados de aposentados e pensionistas; a reunião da CIPA da UTE-CBT; um encontro com o RH da Petrobrás para discutir o Plano de Cargos da empresa; e a Comissão Local de SMS da UTGCA. O diretor Victor Coimbra participou do ato em defesa do mandato de Glauber Braga (PSOL) na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (20), o Sindicato participou da Reunião Ordinária da CIPLAT da PMXL. Os diretores, incluindo os aposentados, se reuniram para tratar de diversas demandas. Na sede e subsede do Sindicato, também houve uma reunião entre os funcionários e a Diretoria para alinhamento do trabalho.