trabalhadores do sistema Petrobrás terão reajuste salarial de 5,28% em setembro conforme ACT 2023/2025

IPCA + 1%

A partir de setembro, os trabalhadores do sistema Petrobrás terão um reajuste salarial de 5,28% na RMNR. Esse aumento reflete a inflação acumulada entre setembro de 2023 e agosto de 2024, medida pelo IPCA, com um acréscimo de 1% de ganho real, conforme estabelecido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2023/2025). O reajuste será incluído no contracheque de 25 de setembro. Para aposentados e pensionistas não repactuados o repasse será de 4,24%.

Apesar dos esforços da Direção do Sindipetro-LP em buscar melhores condições para a categoria, com transparência nas negociações do ACT, e de alertar sobre os impactos de um acordo que amarra os trabalhadores por dois anos, a maioria dos sindicatos petroleiros do país optou por assinar o acordo. Como resultado, este ano não haverá novas negociações, exceto aquelas previamente determinadas, como ocorreu com o 70/30 da AMS e está acontecendo com o novo plano de cargos.

Além do reajuste salarial, a Gratificação de Campo Terrestre de Produção e o Adicional do Estado do Amazonas também serão ajustados em 5,28%. Os benefícios de alimentação e refeição terão um aumento de 4,55%, mesmo percentual aplicado ao Vale Ceia, que será pago em dezembro. Já os benefícios educacionais serão reajustados em 6,91%, com implementação prevista para janeiro de 2025.

O auxílio deslocamento será atualizado conforme a cláusula 26 do ACT, e o reajuste será pago no contracheque de 30 de setembro, apenas para cidades onde houve aumento no valor da passagem.

É importante destacar que qualquer trabalhador que tiver problemas relacionados às implementações mencionadas pode e deve procurar seu diretor de base ou liberado.