Semana da diretoria tem mobilização contra baixo efetivo, reuniões com a empresa e investigação de acidente

De 26 a 30 de agosto

A semana da diretoria começou com atraso na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, na segunda-feira (26). Os trabalhadores do G4 estiveram reunidos com a Diretoria do Sindipetro-LP para discutir o efetivo e outras demandas locais do turno. Assim como em outras unidades do Litoral Paulista, a UTGCA opera com efetivo reduzido.

No Litoral Norte, a diretoria acompanhou o início do pleito eleitoral para a CIPA do Tebar, em São Sebastião. Também houve uma reunião da diretoria do sindicato para debater assuntos internos e de interesse da categoria.

O diretor Eberton Masuzzo iniciou na terça-feira (27) o plantão do Sindipetro-LP no aeroporto de Jacarepaguá, acompanhando o embarque e desembarque dos trabalhadores das plataformas. O plantão no aeroporto segue até sexta-feira.

A diretoria também participou de reunião geral da FNP com os demais dirigentes dos sindicatos coligados.

Na quarta-feira (28), a diretoria do Sindipetro Litoral Paulista iniciou a mobilização em suas bases contra a diminuição do quadro próprio de técnicos de operação e manutenção. Com as aposentadorias (PIDV, PAE, etc.), afastamentos e transferências para outras unidades, a preocupação com a segurança operacional da planta aumentou.

Em Caraguatatuba, os trabalhadores do Grupo 5 (G5) da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) participaram de uma mobilização para discutir questões relacionadas ao efetivo, assédio moral e outras demandas locais. Em Cubatão, no Terminal de Pilões, a diretoria do sindicato, juntamente com o Sindicato dos Metalúrgicos, realizou um atraso com petroleiros próprios e contratados para tratar da segurança na planta, do assédio e da precarização nos contratos das empresas que atuam na unidade.

A diretoria também participou de uma reunião com as entidades que compõem o Fórum Petros para debater questões relacionadas aos equacionamentos, buscando o fim dos PEDs cobrados dos aposentados e pensionistas.

Ainda na quarta-feira, foi realizada a reunião mensal dos aposentados e pensionistas, organizada pelo Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do Sindipetro-LP. O encontro, seguido por confraternização dos aniversariantes do mês, é organizado toda última quarta-feira do mês, na sede e subsede, às 15h. Neste mês, o advogado do Sindipetro-LP, Dr. Marcus Coelho, falou sobre a prevenção de golpes em aposentadorias e pensões. Também foram dados informes sobre as reuniões quadripartites que discutem o equacionamento da Petros.

Por fim, o diretor Tiago Nicolini esteve presente na reunião do Fórum Sindical do Litoral Norte a fim de organizar a participação do Sindipetro-LP no tradicional Grito dos Excluídos previsto pra ocorrer no dia 07/09 em São Sebastião. Haverá no ato panfletagem, manifestação com faixas e carros de som.

Na quinta-feira, a diretoria do Sindipetro-LP participou de uma reunião da Comissão de Plano de Cargos e Salários, que é formada com representantes do RH da Petrobrás juntamente com os demais dirigentes dos sindicatos ligados à FNP. A diretoria também participou da reunião Quadripartite Petros, que busca acabar com a cobrança dos equacionamentos dos aposentados e pensionistas assistidos pela Petros.

No início deste mês, ocorreu um vazamento de óleo durante a drenagem de uma das linhas de petróleo em uma parada de manutenção na estação de Rio Pardo, em Caraguatatuba. O óleo foi derramado no rio que deságua no Rio Juqueriquerê.

A ação rápida do operador de turno no momento do incidente foi crucial para conter o derramamento. Na quinta-feira (29), o diretor Raimundo Gaia participou da terceira reunião de investigação sobre o ocorrido. Nessa etapa da investigação, foi iniciado o relatório preliminar sobre o acidente.

Até o momento, foi identificado que houve uma falha relacionada às alterações realizadas em obras passadas nas caixas de drenagem de óleo. Para o sindicato, o principal ponto de defesa é o aumento do efetivo da unidade, que atualmente conta com apenas um funcionário próprio no turno diurno para realizar o primeiro atendimento em casos como esse. Nas próximas semanas, teremos mais reuniões sobre o assunto.

Nesta sexta-feira (30), o diretor Masuzzo encerrou o plantão no Aeroporto de Jacarepaguá. A diretoria também participa de uma reunião do Fórum das Entidades com a Petrobrás, de uma reunião da Comissão Eleitoral do CA da Transpetro e da CIPA da UTE-EZR.

Encerrando as reuniões da semana, a diretoria ainda participou de uma reunião com a comissão de funcionários do Sindipetro-LP e outra com o departamento jurídico do sindicato.

Seguimos mobilizados!