FNP reivindica novo plano de cargos integrado para todos os petroleiros e petroleiras do Sistema Petrobrás

Em mesa

Em reunião prévia da comissão, que terá início dos trabalhos em meados de agosto, dirigentes da Federação Nacional dos Petroleiros apresentaram as premissas para a formulação de um plano que corrija as injustiças do PCR e resolva conflitos com PCAC;

Sobre a pauta do teletrabalho, os sindicatos solicitaram que a empresa formalize seu compromisso em não alterar o atual modelo e a abertura de uma mesa de tratativas específica.

No dia 26 de julho, na retomada da reunião sobre o plano de cargos e salários, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e o RH da Petrobras iniciaram o encontro tratando, antes, do tema teletrabalho – pauta que vem mobilizando a categoria neste mês de julho após boatos de que o modelo vigente seria alterado [SAIBA MAIS].

A comissão dos trabalhadores dos prédios administrativos, que foi formada ontem, expôs a sensibilidade e a urgência do tema, sobretudo as nuances que se referem aos cuidados com filhos, PCDS e outros dependentes, para tocar os gestores da empresa.

De acordo com o RH, não há nenhuma discussão no radar que vise alterar o atual modelo de trabalho híbrido praticado na Petrobras.

A FNP e o Sindipetro-RJ solicitaram que a Petrobras considere os seguintes pleitos:

– Acesso ao estudo sobre teletrabalho que a Petrobras alega estar em andamento há meses;

– E a abertura de uma mesa de tratativas para que a FNP e o Sindipetro-RJ possam apresentar todos os pleitos referentes ao tema do teletrabalho.

Os dirigentes da FNP também exigiram da Petrobras a formalização com os sindicatos do compromisso em não alterar as atuais regras do teletrabalho, uma vez que a companhia prometeu que não irá mudar nada em relação ao tema até o próximo ACT.

Assim, afastando qualquer suspeita ou apreensão entre os trabalhadores do Sistema Petrobras.

Plano de cargos e salários

Dando continuidade às discussões de ontem, a FNP reforçou a importância da discussão sobre plano de cargos e salários e apontou alguns eixos de suma importância para a formulação de um novo plano:

• Que o debate seja integrado e com a participação de representantes de todas as subsidiárias do Sistema Petrobras.
  • Que existam premissas claras e objetivas.
  • Que o plano apresente reparação às injustiças cometidas ao longo da vida laboral do trabalhador, sobretudo aquelas decorrentes do Plano de Carreira e Remuneração (PCR).
  • E que se resolvam os conflitos entre os dois planos: Plano de Classificação e Avaliação de Cargos (PCAC) e PCR.

A FNP observou ainda que a Petrobras precisa levar em consideração políticas de diversidade na formulação de um novo plano, de modo a incluir todos os públicos que constroem a empresa, inclusive os trabalhadores aposentados que deram sua contribuição ao longo dos anos.

Os gestores do RH reforçaram que pretendem chegar ao final desta construção solucionando todos os conflitos judiciais referentes ao tema de plano de cargos e salários. Assim, realizando uma composição com os sindicatos.

Não obstante, a FNP relembrou aos representantes da empresa que a Petrobras também possui uma série de ações judiciais contra os dirigentes sindicais e contra as próprias entidades.

Por fim, a Petrobras apresentou uma proposta de funcionamento da comissão de planos de cargos e salários, prevista para iniciar nos primeiros dias de agosto, com número limitado de integrantes.

A FNP informou à empresa que irá fazer rodadas de conversas com os trabalhadores – assim como já aconteceu na base do Litoral Paulista – e, na sequência, apresentar uma minuta de plano de cargos a partir do que for deliberado com a categoria, com o apoio de uma assessoria especializada.

A FNP solicitou ainda que as reuniões da comissão se iniciem a partir da segunda quinzena de agosto, com o maior número de participantes possíveis e que a Petrobras subsidie os sindicatos com as informações que somente ela tem.

A FNP encerrou a reunião ressaltando a importância de se construir um plano de cargos homogêneo e único para a categoria, e que realmente reflita toda a vida laboral dos petroleiros do Sistema Petrobras e acabe com todas as injustiças criadas desde que a Petrobras implantou plano de cargos.

É importante a categoria petroleira participe integralmente deste debate sobre plano de cargos e salários, enviando sugestões e comparecendo às atividades dos sindicatos e da Federação Nacional dos Petroleiros.

O novo plano de cargos e salários da categoria petroleira do Sistema Petrobras será do tamanho do compromisso com a luta!

Fonte: FNP