Debates sobre novo plano de cargos, ação social, reuniões com RH e outras atividades da diretoria nesta semana

De 21 a 27 de Julho

A diretoria do Sindipetro-LP começou a semana no domingo (21), realizando conversas sobre o novo plano de cargos e salários com o Grupo 5 do Tebar, em São Sebastião. Na segunda-feira (22), o debate foi com o Grupo 2 do Tebar, com o Grupo 3 da UTGCA, em Caraguatatuba, e com o Grupo 4, na refinaria de Cubatão (RPBC).

A diretoria realizou ainda a apresentação do sindicato aos oito novos técnicos de manutenção mecânica, que passaram no concurso da Petrobrás e estão sendo integrados ao quadro da RPBC. Eles deram as boas-vindas e fizeram uma apresentação do sindicato aos novos empregados da refinaria, ressaltando a importância da sindicalização e da luta coletiva em defesa da Petrobrás.

Na manhã de terça-feira (23), a diretoria do Sindipetro-LP esteve no Terminal de Pilões, em Cubatão, conversando com os trabalhadores da operação. Em pauta, problemas relacionados à segurança ocasionados pelo baixo efetivo. O quadro de operadores do terminal está reduzido, o que coloca em risco a unidade, os trabalhadores e a comunidade circunvizinha. A situação é crítica e se agrava diante do impasse com a gestão da Transpetro.

A diretoria do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) fez plantão na sede, na subsede e no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, acompanhando o embarque e desembarque dos trabalhadores das plataformas, passando informações sobre o novo plano de cargos, que começou a ser discutido com a empresa no dia 25, recebendo demandas e tirando dúvidas sobre assuntos do acordo coletivo. O plantão em Jacarepaguá acontece até quinta-feira (25). Mais tarde, os diretores participaram de reunião de diretoria da FNP.

Na quarta-feira (24), a diretoria manteve as conversas com os grupos de turno nas unidades operacionais da Petrobrás no Litoral Paulista, abordando o novo plano de cargos e salários. O assunto foi debatido com o Grupo 5 da RPBC e no aeroporto de Jacarepaguá.

A diretoria esteve também na assinatura dos termos aditivos ao ACT 2023/2025, no Edifício Senado, no Rio de Janeiro. Por fim, na quarta-feira, o jurídico do Sindipetro-LP esteve presente na audiência referente à ação de cumprimento de dissídio coletivo, movida pelo sindicato, que visava reconhecer o lockout praticado pela Petrobrás durante a greve de 2022. A justiça reconheceu o lockout e os trabalhadores que tiveram descontos em decorrência da greve receberão o pagamento desses dias. A empresa apresentou uma lista com 64 nomes de trabalhadores que sofreram esses descontos. Diante dessa listagem, o Sindipetro-LP solicita que os petroleiros da refinaria que tiveram descontos dos dias parados entrem em contato com o sindicato pelo WhatsApp (13) 99141-0883, encaminhando o relatório de frequência do mês 7 (julho) de 2022 e o contracheque do mês 8 (agosto) do mesmo ano, para que o jurídico verifique se estão contemplados na lista fornecida pela empresa. Além do pagamento, outro ponto importante da audiência foi a decisão pelo afastamento dos representantes da Petrobrás envolvidos no lockout, que impediram a entrada dos trabalhadores. Apesar de a empresa ter prazo para defesa, nosso jurídico irá reforçar a necessidade do pagamento dos dias parados e, mais importante, buscará a punição dos agentes da empresa que praticaram o lockout, solicitando que sejam afastados.

Na quinta-feira (25), a diretoria esteve na UTGCA, com o Grupo 4, para falar sobre o novo plano de cargos e salários. O mesmo foi feito no aeroporto de Jacarepaguá, onde, além dessa pauta, foram abordados temas específicos, referentes aos trabalhadores embarcados. A diretoria participou também de reunião com RH da Petrobrás para iniciar a negociação para o novo plano de cargos e salários da categoria. Outro compromisso da diretoria foi a distribuição de “mosquitinhos” na feira do Saboó, convidando para a ação na Zona Noroeste de Santos, em conjunto com o Instituto Barong, parceiro do Sindipetro-LP, que será realizada no próximo sábado (27), no bairro. O sindicato iniciou também, na quinta-feira, o Laboratório de Mudanças (LM) em Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Na sexta-feira (26), a atividade do Laboratório de Mudanças continuou na sede do sindicato. A diretoria teve ainda reunião com o departamento jurídico do sindicato, seguida por reunião com o jurídico da FNP e concluindo com reunião da Petrobrás e FNP, referente à Declaração Pública de Direitos Humanos.

Fechando a semana, neste sábado (27), o Instituto Barong realizará uma ação voltada à saúde e prevenção de doenças transmissíveis, oferecendo aos moradores do Saboó testes de hepatites B e C, sífilis e HIV. A ação é feita em parceria com o Sindipetro-LP e disponibilizará uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como agentes de saúde, psicólogas, sexólogas, médica sanitarista, enfermeira, assistentes sociais e arte-educadores. Para participar da ação, basta comparecer à van-consultório, que estará estacionada na Rua Flamínio Levy n° 15, das 9h às 14h.