Reunião sobre plano de cargos e salários e teletrabalho com gestão de RH é suspensa sob clima de tensão

Rio de Janeiro

RH da Petrobrás se incomodou com a manifestação do “Crianç-ATO”, organizada por mães e pais trabalhadores, que estão mobilizados contra as mudanças no regime de teletrabalho

Hoje (25/07), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu com o RH da Petrobrás, no Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro (RJ), para dar início às negociações sobre uma eventual construção de um novo plano de cargos e salários do Sistema Petrobrás.

Na pauta do encontro também estava o premente tópico do teletrabalho, dada a crescente mobilização da categoria ao longo do mês de julho, após os boatos de que os empregados dos prédios administrativos voltariam ao regime presencial integral.

A princípio, os representantes da Petrobras fizeram uma apresentação sobre as expectativas da companhia a respeito do tema plano de cargos e salários.

Eles destacaram que está previsto no ACT apenas uma “comissão de escuta ativa”, que não garante de fato a elaboração de um novo plano, muito embora também não descarte tal possibilidade.

Ainda no início da reunião, a FNP questionou a ausência de representantes das empresas subsidiárias do Sistema Petrobrás na mesa. E, de modo preocupante, o RH respondeu que cada subsidiária tem a sua própria realidade e, consequentemente, seu próprio plano de cargos e salários.

Os dirigentes da FNP discordaram da concepção e reafirmaram a necessidade da construção de um plano de cargos e salários integrado para toda a categoria petroleira do Sistema Petrobras, que não discrimine nenhum trabalhador ou trabalhadora.

Sobre a metodologia dos encontros, o RH explicou que pretende definir prioridades onde serão focadas as energias das tratativas, com uma estimativa desta comissão durar até um ano.

Ao final, eles anseiam chegar a uma solução que acabe com todas as ações judiciais referentes a planos de cargos e salários.

Teletrabalho e CRIANÇ-ATO

Durante a reunião, conforme havia sido divulgado previamente, aconteceu o “CRIANÇ-ATO”.

Uma manifestação dos empregados do Edisen, que podem ser impactados pela mudança no atual regime de teletrabalho.

Eles trouxeram seus filhos e filhas para fazer um protesto lúdico, com brincadeiras e jogos, reforçando a importância de pais e filhos passarem mais tempo juntos, uma realidade permitida pelo trabalho remoto.

O estabelecimento de um regramento do teletrabalho no Acordo Coletivo de Trabalho é um pleito antigo da categoria, reivindicado principalmente por mães e pais que são capazes de realizar o mesmo trabalho administrativo via internet.

Atualmente, os empregados que usufruem do modelo híbrido trabalham dois dias presencialmente e os demais em home office.

Diante de um clima de tensão que se instaurou com a chegada das crianças próximo à porta da sala onde acontecia a reunião, os gestores do RH suspenderam as tratativas após conversarem com os manifestantes.

E decidiram remarcar o encontro sobre plano de cargos e salários e também teletrabalho para amanhã, 26/07, às 10 horas.

Fique atento e participe das mobilizações.

Mudanças no plano de cargos e as vitórias da categoria serão do tamanho da nossa luta!

Fonte: FNP