Live e atrasos sobre o novo plano de cargos e salários, além de reuniões com a empresa, na semana da diretoria

de 14 a 19 de julho

A semana da diretoria começou no domingo, 14, com a diretoria do Litoral Norte conversando com os trabalhadores do Grupo 1 do Tebar sobre o novo plano de cargos e salários dos petroleiros. Na segunda-feira, 15, o tema foi motivo de conversa também na UTGCA e no Tebar.

A diretoria também realizou atraso na Transpetro Pilões, em Cubatão, e se reuniu com os trabalhadores do turno para discutir o quadro de operadores. A Transpetro propôs 18 operadores. Os trabalhadores rejeitaram a proposta e sugeriram duas alternativas: cinco operadores por grupo mais cinco de sobrequadro com ECR, ou quatro operadores por grupo mais quatro de sobrequadro, incluindo o supervisor, sem ECR. Durante o ato, foi deliberado pelos presentes apresentar essas propostas para a Transpetro e notificar que não realizarão mais atividades do GPI ou PEO, pois não são do turno. Além disso, aprovaram a convocação de uma assembleia de greve caso as negociações não avancem.

A diretoria participou também da reunião ordinária da CIIPLAT da P-68. Além desses compromissos, a diretoria do Sindipetro-LP recebeu dez novos técnicos no Tebar. Nove deles foram designados para operação e um para manutenção no terminal em São Sebastião. Às 17h30, a diretoria realizou ainda uma live para apresentar a proposta do Sindipetro-LP para o novo plano de cargos e salários dos petroleiros. Para quem não viu a live ou quer rever, é possível assistir acessando o link: [https://youtu.be/W_l2oBE0DO4?si=eHcu_Nsv0uE74Gba](https://youtu.be/W_l2oBE0DO4?si=eHcu_Nsv0uE74Gba).

Na terça-feira, 16, pela manhã, os diretores do Litoral Norte participaram da mobilização dos petroleiros contratados da UTGCA, em Caraguatatuba. As empresas contratadas estão atrasando pagamento há dois meses e não finalizando o ACT, que está pendente desde maio. Na ocasião, foi realizado um ato simbolizando o enterro das empresas que não respeitam os trabalhadores. A farra das contratadas é uma triste realidade no Sistema Petrobrás. Infelizmente, não se escolhe mais quem oferece o melhor serviço, mas quem apresenta o menor valor, e essa conta sempre sobra para o lado mais fraco da corda, que é a força de trabalho.

No Tebar e na Alemoa, a diretoria conversou com os petroleiros sobre o novo plano de cargos e salários. O debate sobre o tema com a empresa e sindicatos começa no próximo dia 25. Os diretores Célio Silva e Wesley Batista iniciaram os trabalhos no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, acompanhando o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas abrangidas pelo LP. O plantão dura toda a semana, até a sexta-feira, 19. A diretoria participou também de reunião de SMS com o RH da Petrobrás e FNP.

Na quarta-feira, 17, a conversa com os trabalhadores das bases do Litoral Paulista prosseguiu. A diretoria conversou com os trabalhadores da RPBC, em Cubatão, e os embarcados que passam pelo aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sobre o plano de cargos, no qual procuraremos corrigir as distorções criadas pelo PCR, além de buscar, através da luta, reparar todos os danos causados aos trabalhadores. O assunto também foi debatido com os petroleiros da Alemoa e Tebar.

O diretor do Sindipetro-LP, Victor Coimbra, esteve juntamente com o diretor Cristiano Neves, na terça-feira, panfletando no Edisa Valongo para discutir as notícias que foram "ventiladas" sobre teletrabalho. Após reuniões e mobilização, a gestão da Petrobrás recuou na mudança das regras de teletrabalho.

A diretoria também teve compromisso em Brasília, onde aconteceu a primeira reunião de trabalho da Comissão Quadripartite para a Resolução dos Equacionamentos na Petros. A comissão foi conquistada após a jornada do acampamento e vigília, realizados durante duas semanas em frente ao Edifício Senado (Edisen), no centro do Rio de Janeiro.

Desde a semana passada, a diretoria do Sindipetro-LP tem percorrido as unidades para tratar do novo Plano de Cargos e Salários da Petrobrás. Na quinta-feira, 18, os trabalhadores da Refinaria e da UTE-EZR, em Cubatão, bem como os embarcados que passam pelo aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, conversaram com os dirigentes e puderam sanar dúvidas sobre o assunto. A diretoria participou também da reunião sobre acidente ocorrido na P-67 e da apresentação dos novos operadores na refinaria.

Nesta sexta-feira, 19, a diretoria do Sindipetro-LP, que tem realizado incursões em todas as unidades do Litoral Paulista para esclarecer sobre o início dos debates sobre o novo plano de cargos da Petrobrás, esteve no Terminal da Alemoa, em Santos, e com os embarcados que passam pelo aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, ocasião em que os trabalhadores puderam esclarecer dúvidas, expor sugestões e trocar ideias com os dirigentes sobre esse e outros assuntos.

O debate aconteceu também na UTGCA e em Jacarepaguá, onde se encerrou o plantão nesta sexta. A diretoria teve também reunião com o RH da Transpetro, sobre o efetivo de Pilões.