NOTA DA COMISSÃO QUADRIPARTITE PARA A RESOLUÇÃO DOS EQUACIONAMENTOS DA PETROS N°1

GT

Ontem (17/07) à tarde, em Brasília (DF), aconteceu a primeira reunião de trabalho da Comissão Quadripartite para a Resolução dos Equacionamentos na Petros, conquistada após a jornada do acampamento e vigília, realizados durante duas semanas, em frente ao Edifício Senado (Edisen), no centro do Rio de Janeiro.

Os trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas foram representados pelo Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros, que é composta pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP),  Federação Única dos Petroleiros (FUP), Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) e Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros.

Do outro lado da mesa, estavam representantes da Petrobras e da Petros, além dos órgãos do governo federal: Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e da Superintendência de Previdência Complementar (Previc).

Neste primeiro encontro, SEST e Previc receberam as principais informações das outras partes, que já negociavam desde meados de 2023 até maio de 2024, no GT Petrobras, Petros e Entidades Petroleiras (que não chegou a qualquer resolução razoável à categoria).

A ideia, agora, é traçar todo um quadro de barreiras e desafios que a Comissão vai enfrentar para chegar a uma solução que atenda aos trabalhadores, aposentados e pensionistas, de modo a ser também aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A primeira reunião da Comissão também deliberou sobre o formato e as datas dos próximos encontros, que acontecerão ao longo do mês de julho, em todas as quintas-feiras, às 15 horas.

É importante que a categoria esteja atenta aos informes nos canais das entidades e participe das mobilizações. A luta no “ACAMPAMENTO PELO FIM DOS PEDS, JÁ!” foi primordial conquistar essa comissão, onde agora lutaremos para encontrar uma solução definitiva aos equacionamentos da Petros.

Fonte: FNP