FNP e Petrobrás debatem lacunas nas áreas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Sistema Petrobrás

COMISSÃO DE SMS

Temas como a valorização dos brigadistas da Transpetro e exposição a agentes de risco foram destacados em reunião; RH prometeu devolutivas em até 30 dias

Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e o Recursos Humanos (RH) da Petrobrás realizaram uma reunião híbrida ontem (16)  para discutir questões de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS).

Entre os principais tópicos abordados estavam a valorização dos brigadistas da Transpetro, o reconhecimento da exposição dos trabalhadores a agentes de risco, incidentes e acidentes nas bases da FNP, diretrizes da NR-5 sobre assédio e a participação dos sindicatos e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nas investigações de assédio.

A FNP destacou a disparidade de benefícios entre os brigadistas da Transpetro e da Holding, como o reembolso em academias esportivas. O RH se comprometeu a avaliar a demanda e dar um retorno por e-mail em até 30 dias.

Também foi discutido o reconhecimento da exposição da categoria petroleira a agentes nocivos no Perfil Psicográfico Previdenciário (PPP) e nos Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs), com a FNP enfatizando a necessidade da empresa avançar nessa questão.

A apresentação de dados do RH sobre incidentes e acidentes nas bases da FNP foi considerada insuficiente pelos dirigentes da Federação, que solicitaram mais informações discriminadas por unidade.

Sobre as novas diretrizes da Norma Reguladora N° 5 (NR-5) que tratam de assédio, a Petrobras informou que essas já foram apresentadas às CIPAs, mas dados mais detalhados serão fornecidos numa próxima reunião da Comissão de SMS.

As questões das denúncias de assédio moral e sexual também foram abordadas, com a promessa, por parte da Petrobras, de apresentar os números dos canais de acolhimento.

Outros temas discutidos foram relativos à inclusão de pessoas com deficiência em simulados de incêndio, a medição e divulgação da qualidade do ar nas unidades administrativas e melhorias na Ponte do Barão nos Terminais Aquaviários da Baía de Guanabara (TABG).

A reunião foi concluída com a promessa de continuidade nas discussões e retornos do RH em futuros encontros.

Fonte: FNP