Diretoria passa a semana informando a categoria sobre novo plano de cargos, paricipa de reuniões e mais

Semana de 8 a 12 de julho

A semana da diretoria começou com mobilização dos trabalhadores da operação do Terminal de Pilões, em Cubatão, na manhã de segunda-feira (08). *O intuito do movimento é lutar pelo aumento do efetivo.* Os trabalhadores também decidiram comunicar que o a brigada de emergência está agora sob gestão da empresa.

No período da tarde, os dirigentes do Sindicato se reunirão com o RH da empresa para tratar da brigada e outros problemas da unidade, como segurança operacional e quadro reduzido.

A diretoria realizou ainda reunião quinzenal, na véspera de feriado de 9 de Julho, para debater principalmente sobre a reestruturação do setor de saúde do sindicato e a divisão das tarefas da semana.

O diretor do Sinidipetro-LP, Adaedson Costa participou também de reunião com do fórum da AMS. Em seguida, os dirigentes participaram da reunião de diretoria do sindicato.

Na terça-feira (9), os diretores Marcelo Santos e Raimundo Gaia iniciaram a semana de plantão no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para acompanhar o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas. O plantão no aeroporto segue toda semana, até sexta-feira (12).

Na quarta-feira (10), os petroleiros e petroleiras da RPBC iniciaram o dia participando de uma mobilização liderada pela Diretoria do Sindipetro-LP. Em pauta, o plano de cargos. A partir do próximo dia 17 de julho, iniciarão as discussões para um novo plano de cargos e salários para corrigir as distorções criadas pelo PCR, além de buscar, através da luta, reparar todos os danos causados aos trabalhadores.

No ano passado, o Sindicato, junto com a FNP, já cobrava em mesa de negociação, durante o GT com a gestão da Petrobrás, algumas medidas para mitigar os danos causados pela PCR, enquanto não se discutia um novo plano de carreira. Finalmente, iniciarão os debates sobre um novo plano de cargos, mas para isso a categoria precisa participar, pois teremos um plano de acordo com o compromisso dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para falar sobre o novo plano de cargos, a diretoria irá promover uma live na próxima  segunda-feira (15), às 17h30. Participe, tirando suas dúvidas e mandando sugestões. Os interessados devem acessar o link: https://tinyurl.com/39yd32ec

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista participou, na quarta, do Fórum de Combate à Violência Sexual na Petrobrás. O evento, que aconteceu no auditório do Edisen, no Rio de Janeiro, reúne representantes da empresa, sindicatos e das federações petroleiras. O evento foi assistido pelos diretores Cristiano Martins, Claudia dos Reis, Marcelo Pereira, Marcelo Santos e Raimundo Gaia.

Houve também reunião dos sindicatos da FNP com a Petrobrás sobre Desconto de Adicionais Provisório de Transferência (APT).

Além disso, o sindicato aguardava desde o dia 27 de junho respostas sobre o problema da oscilação da internet na P-69. Na quarta-feira, a resposta chegou pelo RH da empresa, que disse que o problema foi causado por uma mudança realizada pela TIC no link de diversas plataformas. Saiba mais aqui.

Na quinta-feira (11) a diretoria do Sindipetro-LP esteve pela manhã no Terminal da Alemoa, em Santos, realizando atraso. O motivo da mobilização é o GT do Plano de Cargos e Salários. Além dessa atividade, a diretoria realizou também panfletagem e conversou com os trabalhadores do Edisa Valongo, em Santos.

Na quinta, ainda, o diretor Adaedson Costa participou de reunião com a Diretoria de Governança e Conformidade. Além desse compromisso, Adaedson aproveitou a visita do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a um posto da Previdência Social em Santos, para entregar o dossiê da Petros e buscar apoio para resolver a questão do déficit cobrado como equacionamento aos assistidos do plano. O ministro se mostrou receptivo, mencionando que o presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena, tem discutido o assunto com ele. Lupi assegurou seu apoio e disponibilidade para ajudar em Brasília.

Na próxima semana, no dia 17 de julho, conforme combinado durante o acampamento no Edisen, no Rio de Janeiro, o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros estará na primeira reunião em Brasília, discutindo os próximos passos antes do recesso do Congresso Nacional.

Nesta sexta-feira (12), a diretoria participou de reunião com o jurídico do sindicato, sobre ações em andamento e assuntos relacionados ao setor.

A diretoria manteve ainda o plantão da DAP na sede e subsede, respectivamente com os diretores Amando Munford eCélio Silva, e Douglas Braga e Paulo Roberto.
Em Jacarepaguá, o diretores Marcelo Santos e Gaia encerraram o plantão no Rio de Janeiro.

Ao longo da semana, diretores participaram de reuniões sobre investigações de acidentes de trabalho, dedicados a demonstrar como as condições inseguras na empresa funcionam como armadilhas, colocando os trabalhadores em risco de acidentes.

Seguimos na luta, mobilizados!