Sinal ruim de internet na P-69 não cumpre NR 37 que preconiza condições de vivência nas plataformas

Problemas

Desde o dia 27 de junho, trabalhadores da plataforma P-69 têm reclamado da baixa velocidade da internet. Em resposta às queixas, a Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista questionou e cobrou os representantes do RH da UN-BS sobre o problema.

A internet da plataforma que deveria também atender aos trabalhadores estava ruim e provavelmente sendo usada pela empresa exclusivamente para o sistema operacional. A medida não cumpre a NR 37 (37.12.9.1 – Itens D e E). A norma determina que "na plataforma habitada, devem existir os seguintes meios e instalações para proporcionar condições de bem-estar a todos os trabalhadores a bordo: acesso viável à rede mundial de computadores (internet), do tipo sem fio (wi-fi), ao menos nas áreas de vivência e camarotes, para utilização recreativa e comunicação interpessoal, de acesso reservado a correio eletrônico, redes sociais e outros sistemas privativos, dimensionada de modo a atender ao quantitativo de trabalhadores no período de folga, diuturnamente; e sala de internet recreativa e para comunicação interpessoal, dotada de computadores de uso individual, conectados à rede, na razão de, no mínimo, 1 (um) para cada 50 (cinquenta) trabalhadores ou fração, considerados os trabalhadores em período de folga."

De acordo com o RH, o problema foi causado por uma mudança realizada pela TIC no link de diversas plataformas. Enquanto a maioria das unidades offshore funcionou bem, a P-69 enfrentou dificuldades. O problema afetou não apenas a internet recreativa, mas também a rede que utiliza Teams e Outlook. Segundo a empresa, a situação já foi regularizada e, em breve, a velocidade da internet será significativamente melhorada com a instalação da fibra ótica, aumentando a velocidade em até 20 vezes.

A Petrobrás está instalando aproximadamente de 1,6 mil quilômetros de fibra ótica ao longo das bacias de Campos e de Santos. A expectativa que o trabalho seja concluído até o final deste ano. A primeira plataforma que recebeu a fibra óptica foi Mexilhão. Na P-69, a instalação da fibra está prevista para ser concluída no mês de novembro.