Acampamento da luta petroleira completa uma semana com disposição para resistir até a queda dos PEDs

PETROS

Desde o dia 20 de junho, petroleiros seguem em vigília, em frente ao Edisen, visando uma solução definitiva para os problemas estruturais do fundo de pensão

Nersta quinta (27/06), o ACAMPAMENTO DA LUTA PETROLEIRA: PELO FIM DOS PEDS, JÁ! completa uma semana de luta e vigília em frente ao Edifício Senado (Edisen), no centro do Rio de Janeiro (RJ).

A ação é uma iniciativa do Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros – do qual a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) é parte integrante –, que busca pressionar a Petrobras a realizar o aporte financeiro para resolver os problemas estruturais da Petros, uma vez que o Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades Petroleiras (GT/PPE) não resultou em qualquer proposta razoável aos beneficiários.

Desde a última quinta-feira (20/06), logo após o ato “DIA D – EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS” (também precedido pelo Seminário de Conclusão do GT Petros), entre 50 e 100 petroleiros aposentados, da ativa e pensionistas de todo o Brasil (clique aqui e veja os vídeos em nosso Instagram) se revezam nas atividades da vigília no acampamento, situado na entrada da Avenida Henrique Valadares, n° 28, inclusive pernoitando no espaço.

O objetivo é sensibilizar a Petrobras a reabrir as negociações para solucionar os problemas da Petros, de modo a extinguir os equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR, que tem ‘zerado’ os contracheques de muitos aposentados.

“O acampamento segue firme e vai continuar até que se encontre uma solução definitiva para os equacionamentos da Petros. Porém, para isso, é necessária a participação massiva da categoria na vigília. Não virá proposta que atenda as nossas reivindicações sem que se haja pressão na Petrobras e no governo”, destaca Adaedson Costa, secretário-geral da FNP.

“A luta está apenas começando. O próximo passo é fortalecer a mobilização nacional, com o desdobramento de novas ações para pressionar o governo lá em Brasília. No entanto, a Petrobras não pode se eximir das suas responsabilidades e terceirizar a resolução da questão para o TCU. A Petrobras tem que pagar as suas dívidas com a Petros e os trabalhadores mobilizados no acampamento e na vigília serão determinantes para arrancar essa conquista”, complementa Eduardo Henrique, também secretário-geral da FNP.

Magda Chambriard recebe representantes do Fórum das Entidades

Na terça-feira (25/06), a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, abriu um canal de diálogo e recebeu uma comissão do Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros – após não ter comparecido a uma reunião com os petroleiros na sexta-feira (21/06).

De acordo com ela, qualquer solução para a Petros vai necessariamente passar pelos órgãos de controle da administração federal, tal como o Tribunal de Contas da União (TCU).

No encontro, os representantes das entidades propuseram a criação de uma ‘comissão quadripartite’ a ser formada por representantes da Previc, SEST (ambos representando a Petros), Petrobras e do Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros.

Os dirigentes do Fórum das Entidades ainda reivindicaram que a Petrobras torne público o Relatório Final do GT PPE, sem nenhum tipo de sigilo, como a companhia propôs anteriormente durante as tratativas finais do grupo de trabalho.

Os petroleiros da ativa, aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Petros seguirão mobilizados até que a Petrobras encontre uma solução definitiva para os trabalhadores que constroem e construíram a maior empresa do Brasil.

A FNP e o Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros reforçam o chamado à categoria para participar da vigília e do acampamento. É fundamental o apoio do máximo de gente possível a essa causa que é do interesse de todos nós.

Trabalhador da ativa hoje, aposentado amanhã!

Juntos somos mais fortes para colocar um fim nos equacionamentos.

Vamos todos e todas a luta EM DEFESA DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DA PETROS!

Faça parte da vigília e venha demonstrar o seu apoio ao ACAMPAMENTO DA LUTA PETROLEIRA: PELO FIM DOS PEDS, JÁ!

Fonte: FNP