Sindicatos e terceirizadas se reúnem com a RPBC para garantir máximo de contratação de mão de obra local

Subcontratadas devem se enquadrar

A diretoria do Sindipetro-LP, representada pelo coordenador Marcio André, e os diretores Eberton Masuzzo e Cristiano Martins, se reuniu nesta segunda-feira (24) com o RH da RPBC, representantes do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), sindicatos da Construção Civil e Metalúrgicos, e a Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão, para discutir o Fluxo de Contratação de Pessoas pelas empresas terceirizadas.

Os representantes dos trabalhadores seguem fiscalizando as contratações na refinaria para garantir que as empresas contratem o máximo de mão de obra de profissionais da região.

Para os sindicatos, as subcontratadas, empresas que prestam serviços para as empresas terceirizadas pela Petrobrás, deverão também cumprir o acordo 70/30. Para isso, as empresas que participaram da reunião irão enviar listas com os nomes das empresas subcontratadas e seus empregados, para assegurar que estão seguindo o que foi combinado. Vale lembrar que Cubatão prevê desconto de 8% a 10% nos tributos das empresas que atendam os 12 requisitos previstos pela legislação da cidade, sendo a contratação de mão de obra local um deles. Para tratar desse ponto, a próxima reunião foi agendada para quinta-feira (27).

Os sindicatos solicitaram um espaço na refinaria para trabalhar na conscientização dos novos contratados sobre sindicalização, direitos e demais assuntos de interesse dos trabalhadores. A Petrobrás informou que já mantém uma tenda para esse tipo de atividade e garantiu que continuará disponibilizando esse espaço para o diálogo dos sindicatos com os novos contratados.

Além de discutirem o fluxo de contratações, o representante da Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão solicitou a programação dos novos projetos e contratações, para estar à disposição dos trabalhadores.

Seguimos na luta!