Semana da Diretoria teve reuniões, assembleias, plantão no aeroporto e capacitação para a nova gestão

De 10 a 14 de junho

A semana da nova Diretoria do Sindipetro-LP foi bastante agitada. A agenda de compromissos incluiu assembleias de segunda a quinta-feira, reuniões com a gestão das unidades e capacitação para a nova gestão, que tomou posse no último dia 1º de junho.

Os trabalhadores de Pilões, em Cubatão, aprovaram em assembleia na segunda-feira (10) por unanimidade a renúncia da brigada e o estado de greve. O pleito dos trabalhadores está focado na segurança, devido ao baixo efetivo atual. No mesmo dia, teve início uma rodada de assembleias nas plataformas abrangidas pelo Sindipetro-LP. Os embarcados deliberaram sobre um aditivo do ACT que trata da cláusula de auxílio deslocamento.
Também na segunda-feira (10), a diretoria do Sindipetro, juntamente com os sindicatos dos Metalúrgicos e da Construção Civil, além da Comissão dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão, que compõem a Unidade Sindical Classista, reuniu-se com a gestão da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e empresas contratadas para acompanhar o processo de contratação na refinaria para a parada de manutenção. No mesmo dia, teve início o Monitoramento Ambiental e Biológico do Terminal da Alemoa e ocorreu a reunião ordinária da diretoria do Sindipetro-LP, que tratou de demandas das unidades e pontos pertinentes à entidade.

Na terça-feira (11), iniciou-se o trabalho de base e assembleia no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde passam os petroleiros embarcados das unidades abrangidas pelo Sindipetro-LP. Os dirigentes do Sindicato reuniram-se com o diretor da Transpetro para obter retorno sobre a assembleia no Terminal de Pilões. Além disso, participaram da reunião semanal com os representantes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Na quarta-feira (12), o coordenador geral do Sindicato, Márcio André, participou do Programa Transpetro em Movimento. O Programa estrutura os investimentos da subsidiária em patrocínios a projetos culturais e esportivos, mediante o uso dos incentivos fiscais federais, com o objetivo de apoiar iniciativas que promovam transformações sociais positivas. No mesmo dia, aconteceu a Reunião da Comissão sobre Plano de Cargos da Transpetro. Além disso, teve início na sede do Sindipetro-LP, em Santos, o curso de formação da nova diretoria. No módulo do dia, os novos dirigentes tiveram aulas sobre Atuação Sindical no Campo da Saúde do Trabalhador, Liderança e Economia do Petróleo.

Na quinta-feira (13), a Diretoria participou da apresentação aos novos empregados da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, e ocorreu o segundo dia do curso de formação, que teve o enfoque em “Saúde Mental e Trabalho na Indústria de Petróleo e Gás”. Os dirigentes promoveram rodadas de assembleias no Terminal Almirante Barroso, em São Sebastião, no Edisa, Valongo, em Santos, na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, e na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba, além da sede e subsede do Sindicato. Foi colocado em votação a aprovação ou não do aumento do HETT (Hora Extra Trabalhada e Turno) e pontos de AMS (Assistência Multidisciplinar de Saúde), como retorno do custeio AMS para 70x30, fim da 13ª parcela do grande risco em novembro, manutenção de 2% sobre a Remuneração Variável para custeio da AMS, redução de 16% linear do grande risco retroativo a 1º de abril e margem consignável para desconto do plano de saúde de 15% para ativos e aposentados com renúncia específica da ação da margem consignável.

A sexta-feira (14) começou com mais uma rodada do curso de formação, com a palestra "Mesa de Negociação" feita por Adaedson Costa, secretário geral da FNP e dirigente do Sindipetro-LP, e Fábio Mello, ex-coordenador geral do Sindipetro-LP. A programação prosseguiu com "Comunicação Não-Violenta", com Duda Duarte, suplente da presidência da Politize! da Praia Grande, "Comunicação Sindical", com Leandro Olímpio, ex-assessor de imprensa do Sindipetro-LP, e aulas de Oratória Sindical. O curso termina no sábado (15). Os dirigentes também estiveram reunidos com representantes do MPT para tratar sobre a Operação Ouro Negro e com a gestão da RPBC, em Cubatão, para tratar de demandas da unidade.

Nesta sexta, ainda, a diretoria teve uma reunião na RPBC com o gerente geral e toda a gerência da refinaria. Durante o encontro, foram apresentados os novos gerentes da RPBC, bem como os novos diretores do sindicato, incluindo o coordenador Márcio André.