Sindicatos cobram contratação de mulheres, denuncia “lista oculta” e solicita lista final de contratação

Parada na RPBC

Na segunda-feira (10), a diretoria do Sindipetro-LP, juntamente com os sindicatos dos Metalúrgicos, da Construção Civil e a Comissão dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão, que compõem a Unidade Sindical Classista, se reuniu com a gestão da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e empresas contratadas para acompanhar o processo de contratação na refinaria para a parada de manutenção. Entre os pontos discutidos, os representantes dos trabalhadores exigiram o aumento da contratação de mulheres, especialmente mães solo.

Os sindicatos também questionaram sobre uma denúncia recorrente de cerca de 120 profissionais, que alegam a existência de uma "lista oculta". Segundo relatos, essa lista contém nomes de trabalhadores experientes, que já participaram de várias paradas na refinaria, mas que não estão conseguindo trabalho nesta parada. Conforme os trabalhadores, ao serem questionadas sobre a não contratação, as empresas afirmam que esses profissionais estão bloqueados pela Petrobrás. A situação tem gerado tanta insatisfação que os trabalhadores estão se organizando para criar o movimento dos "bloqueados" na cidade, denunciando o caso.

De acordo com os representantes da RPBC, após denúncias, a ouvidoria forneceu documentos que comprovam que não há nada que impeça a contratação desses trabalhadores. Diante desse impasse, a Unidade Sindical exigiu uma resposta sincera das “gatas”. Para os representantes dos trabalhadores, é essencial que esse jogo de empurra-empurra chegue ao fim.

O Sindipetro-LP e as demais entidades também cobraram a falta de recebimento da listagem final de contratações, para verificar se as contratadas estão cumprindo o acordo 70x30 de trabalhadores da região na parada. As empresas alegaram que contrataram índice superior ao estabelecido e que enviaram a lista final, conforme combinado em reuniões anteriores, mas mesmo assim, se comprometeram a reenviar.

As entidades parabenizam as contratadas que estão dando oportunidade para o 1º  emprego para jovens e por contratar mulheres para ocupar as vagas de montadoras de andaimes.