Sindipetro-LP acompanha Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos e destaca principais pontos analisados

RPBC

Na semana passada, entre os dias 3 e 7 de junho, o diretor Eberton Masuzzo, acompanhou a inspeção do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE), na refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão,  realizando anualmente e inspeção de equipamentos (caldeiras, vasos de pressão e tubulações) realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), atendendo a exigência da NR-13,  abordando diversas áreas críticas e potencialmente inseguras para os trabalhadores.

Válvulas de Ácido Fluorídrico na UGAV
Uma das principais preocupações levantadas pelo sindicato foi com as válvulas de ácido fluorídrico (HF) na UGAV. Durante a auditoria, verificou-se que as válvulas não apresentavam estanqueidade e que mesmo após o recall o problema foi recorrente. A empresa substituiu componentes defeituosos por válvulas forjadas, mais adequadas para lidar com o ácido fluorídrico, um produto químico altamente agressivo. A RPBC se comprometeu após todos os testes a solicitar o envio do restante das válvulas para a troca.

Troca do Reator do COC
O Sindipetro-LP havia demonstrado preocupação com a troca do reator (K-8403B) do COQUE e solicitou que a empresa verificasse a segurança operacional do equipamento. A auditoria confirmou que o novo reator está operando conforme o esperado, sem apresentar falhas e problemas estruturais. Segundo os auditores, foram realizados 200 ciclos de descoqueamento, e o equipamento se mostrou seguro e eficiente.

Vente de Vapor na UFCC
O sindicato havia relatado que o vente (linha de exaustão do M-2410A/B) de vapor da UFCC projetava vapor próximo a plataforma. O equipamento foi identificado como uma área crítica devido à proximidade com os trabalhadores, e que inclusive resultou em queimaduras de segundo grau em um operador, há cinco anos, deveria ser verificado pela engenharia. Embora a gestão da RPBC em 04 de agosto de 2023 tenha emitido a Gestão de Mudança (GM RPBC/OP/CRA/2023/0048), os auditores indicaram como situação desejada “a instalação de prolongamento flanjeado de linha de exaustão” para garantir a segurança dos trabalhadores. A refinaria se comprometeu a implementar essas mudanças.

Air Cooler na UVC
O Air Cooler, trocador de calor na UVC, que apresentava vazamento contínuo de óleo quente, após intervenção dos inspetores de equipamento e da manutenção, conseguiram resolver o problema, e a auditoria confirmou que o equipamento agora está estanqueado.

Participação da CIPA
O Sindicato destaca a importante participação da cipeira, Fernanda da Costa Moreli, que participou da inspeção em seu dia de folga, demonstrando dedicação e comprometimento com a segurança na RPBC.

Vale ressaltar também que essas auditorias são essenciais para identificar e corrigir situações de risco, que muitas vezes só são identificadas graças à atuação da entidade sindical, do trabalho da CIPA e vigilância constante dos trabalhadores.