Semana da Diretoria conta com mobilização nas bases, reuniões com a gestão das unidades e da empresa

De 20 a 24 de maio

A semana da Diretoria do Sindipetro-LP foi permeada por várias reuniões, muito trabalho de base e mobilizações. Neste domingo (19) a Diretoria marcou presença na 8ª Festa do Divino Espírito Santo, na Praça Encarnación Alves Corpaz, no Caruara. O evento contou com o apoio do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. Na segunda-feira (20) os dirigentes do LP e da FNP se encontraram com a gerência de RH da Petrobrás, que apresentaram os indicadores finais referentes à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2023.

Na terça-feira (21), a Diretoria do Sindicato, juntamente com a gestão da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), esteve no Congresso Nacional, em Brasília, para tratar de duas frentes: a retomada dos investimentos da Petrobrás no estado de Sergipe, através da instalação de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), na esteira da implantação do projeto Sergipe Águas Profundas, e a campanha contra o PLP 457/2017. No mesmo dia, na portaria 10 da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, os trabalhadores da construção civil decidiram rejeitar a proposta da empresa e aprovaram uma greve por tempo determinado. O Sindipetro-LP esteve presente no ato apoiando a luta dos trabalhadores e do Sindicato da Construção Civil.

Na quarta-feira (22) petroleiros próprios e contratados participarem de atraso realizado pelo Sindicato no Terminal de Pilões, em Cubatão. Em pauta a segurança da unidade e do efetivo e a situação dos trabalhadores metalúrgicos que estão com data base no mês de maio.  O Sindipetro também esteve apoiando a mobilização dos trabalhadores da InterTek, empresa contratada que atua na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. Os contratados aderiram à em conjunto com os trabalhadores da construção civil.  O Sindipetro-LP marcou presença na Unicamp durante o Lançamento do Manifesto contra as Terceirizações e a Precarização do Trabalho.

Na quinta-feira (23), a sede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista foi palco de um encontro entre a Chefia do Setor de Inspeção do Trabalho (Seint) de Santos, representantes do Ministério do Trabalho e líderes sindicais de diversas categorias. O objetivo do encontro foi discutir as vagas oferecidas no concurso público em andamento para cargos de Auditor Fiscal do Trabalho. Na quinta os dirigentes participaram da 1ª Reunião Ordinário CIPA da UTGCA.

Na sexta (24) a Diretoria participou de reunião com a gestão da UTGCA para tratar efetivo e quadro mínimo de operadores, um problema que vem se arrastando há anos na unidade.  O Sindicato também esteve, mais uma vez, na RPBC apoiando a assembleia dos contratados da construção civil que estão em greve em busca de um ACT digno. Além disso, também participou a reunião do GT da Petros.