Sindipetro-LP participa do lançamento do manifesto contra a precarização do trabalho na Unicamp

Evento

O Sindipetro-LP marcou presença ontem (22)  na Unicamp, representado pelo diretor Tiago Nicolini, durante o Lançamento do Manifesto contra as Terceirizações e a Precarização do Trabalho. O manifesto conta com as assinaturas do professor Ricardo Antunes, do professor e desembargador do trabalho Jorge Luiz Souto Maior, da vereadora Mariana Conti, do PSOL de Campinas, da Bancada das Pretas, e de outros nomes importantes do movimento sindical e popular. O trabalhador Sidney Silva, demitido da Funcamp por motivações políticas e ex-cipeiro eleito, participou da Mesa e abordou a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da Unicamp, destacando que "a terceirização é, antes de tudo, um atentado contra a vida!" O evento compartilhou espaço com o acampamento estudantil pró-Palestina, que demanda a ruptura das relações da Unicamp com Israel.

Em todas as intervenções, houve uma preocupação em combater o avanço do capital sobre os trabalhadores, especialmente sobre aqueles em situação de maior precariedade e com as condições de trabalho mais desfavoráveis.

Sob a pretensão de reduzir custos e aumentar a eficiência, empresas recorrem à terceirização, negligenciando direitos trabalhistas e submetendo funcionários a condições precárias. Essa abordagem contribui para a precarização do mercado de trabalho, minando a segurança e estabilidade dos empregados. A terceirização, longe de promover eficiência e competitividade, apenas serve para alimentar uma economia que privilegia o lucro em detrimento do bem-estar e dignidade dos trabalhadores. As terceirizações muitas vezes resultam em salários mais baixos, condições de trabalho mais desfavoráveis e uma sensação de desvinculação e isolamento dentro do ambiente laboral. Além disso, a falta de vínculo direto com a empresa contratante muitas vezes significa uma dificuldade maior em buscar proteção contra abusos, ausência de proteção social e violações de direitos.

O Sindipetro-LP e a Federação Nacional dos Petroleiros reiteram seu compromisso em apoiar todos aqueles que lutam pela saúde e segurança no trabalho, em defesa da vida e da dignidade humana. Viva a luta da classe trabalhadora!