Diretoria tem reuniões com Petrobrás e Petros, plantão em Jacarepaguá e acompanha eleição no Sindipetro-RJ

De 13 a 17 de maio

A semana da diretoria começou com a ida dos diretores do Litoral Paulista ao Rio de Janeiro para reuniões agendadas com a Petros e para acompanhar a eleição do Sindipetro-RJ. Na segunda-feira (13), também ocorreu a reunião da diretoria do sindicato.

Na terça-feira (14), os diretores Célio Silva e Marcelo Santos iniciaram o plantão no Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), por onde embarcam e desembarcam os petroleiros das plataformas. Os dirigentes continuaram seu trabalho cotidiano de diálogo com a categoria, informando os trabalhadores sobre as questões mais importantes e colhendo suas demandas.

No mesmo dia, a diretoria do sindicato participou de uma reunião com o presidente da Petros, Henrique Jager. Na ocasião, o secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, solicitou a suspensão da cobrança dos equacionamentos e das contribuições regulares para auxiliar os trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas afetados pelo desastre ambiental no Rio Grande do Sul. O diretor Tiago Nicolini participou também de reunião com a Petrobrás sobre a Resolução CGPAR 52.

Na quarta-feira (15), a diretoria, que faz parte da Comissão de AMS da FNP, participou de reunião sobre o tema. A FNP aproveitou a oportunidade para exigir a extinção do equacionamento 2024 e cobrou celeridade na implementação das melhorias firmadas no ACT 2023-2025. Na reunião com o RH da Petrobras, a FNP também solicitou a utilização dos 2% sobre a remuneração variável da PLR 2023 para cobrir o déficit de R$ 48 milhões no plano de saúde. Na quarta-feira, a diretoria participou também da reunião da Comissão de Anistia.

Na quinta-feira (16), pela manhã, o sindicato esteve em reunião na sede da Transpetro com o diretor de dutos e terminais da Transpetro, Márcio Guimarães, para tratar de assuntos relacionados ao efetivo e segurança dos terminais de Pilões, Alemoa e Tebar.

A diretoria se reuniu com o corpo jurídico do sindicato para discutir ações relacionadas à operação do terminal de Pilões, devido à falta de segurança na unidade e ao quadro mínimo reduzido. Essa situação obriga os supervisores e até mesmo coordenadores a assumirem funções de técnico de operação.

A diretoria também esteve reunida com a gerência da UN-BS, tratando de assuntos relacionados aos trabalhadores das plataformas.

Nesta sexta-feira, pela manhã, o coordenador do Sindipetro-LP, Fabio Mello e os diretores Adaedson Costa e Fábio Santos, estiveram reunidos com a gerente geral de suprimentos para tratar de assuntos relacionados à ambiência e saúde mental dos funcionários da empresa. O diretor participou ainda do programa “Faixa Livre”, no Youtube, com Ildo Sauer e Ricardo Maranhão, onde debateram sobre as mudanças na gestão da Petrobrás e os possíveis desdobramentos a partir da mudança de comanda da companhia. À tarde, Adaedson participou da reunião do GT da Petros.

A diretoria se reúne ainda com o jurídico do sindicato para discutir ações possíveis para melhorar o efetivo do Tebar, terminal da Transpetro em São Sebastião.

Seguimos mobilizados!