Morre Alexandre Jatczack Almeida, ex-coordenador do Sindipetro-LP, gerente de Recursos Humanos da Transpetro

Luto

É com enorme pesar que o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista informa o falecimento de Alexandre Jatczak Almeida, Gerente de Recursos Humanos da Transpetro. Alexandre foi diretor do Sindipetro-LP, em três gestões, de 1997 a 2000, 2000 a 2003 e de 2003 à 2006, sendo no último período coordenador do sindicato, entidade que permaneceu ligado até o final da vida, como associado. Alexandre faleceu nesta quinta-feira (16). Casado com a Márcia e pai de Gabriel, Letícia e Gustavo, Alexandre era engenheiro pós-graduado e estava há 30 anos no Sistema Petrobrás.

A partida precoce de Alexandre foi recebida com surpresa pela categoria e seus antigos companheiros de militância. Seu início na empresa foi como operador na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), em 1993 e teve duas passagens pela Transpetro. Entre 2007 e 2019 o petroleiro atuou como assessor da Presidência da Transpetro e foi gerente de RH da empresa. Em junho de 2023 assumiu novamente a Gerência Executiva de Recursos Humanos da Transpetro, contribuindo com o processo de fortalecimento da subsidiária e a retomada do diálogo com os trabalhadores e suas entidades representativas.

Dentre seus feitos na Transpetro, se destacam o primeiro programa de Mentoria Feminina, a criação da Gerência Setorial de Diversidade e a elevação em 48% no número de mulheres em postos de comando e em 17% o número de profissionais que se autodeclaram não brancos em postos gerenciais.

O velório e o sepultamento serão realizados no sábado, 18, pela manhã (das 8h às 12h), no Cemitério Memorial, em Santos.

A diretoria do Sindipetro-LP e funcionários lamentam a perda e se solidarizam com a dor da família, amigos e companheiros de trabalho de Alexandre,  desejando que todos encontrem conforto e força nas lembranças de bons momentos vividos em sua companhia.

Alexandre Jatczak Almeida, presente!