Vagas para concurso promovido pela Petrobrás são mais concorridas que o vestibular para medicina da USP

99.400 inscrições

O concurso para novas contratações de nível técnico da Petrobras recebeu até ontem, 99.400 inscrições para apenas 916 vagas imediatas, o que resulta em uma média de 108 candidatos por vaga. A empresa também fará uma reserva de cadastro de outros 5.946 selecionados.

Em 2023, o vestibular da Fuvest, responsável por selecionar alunos para a Universidade de São Paulo (USP), contou com 99.573 inscritos para o curso de medicina, cada vaga foi disputada por 118 candidatos. Já nas unidades de Ribeirão Preto e Bauru, essa média foi de 87 e 63 candidatos por vaga, respectivamente.
Os dados foram obtidos através do Ministério de Minas e Energia, ao qual a Petrobras é vinculada por ser uma estatal.

Quais são as vagas?
De acordo com a Folha de S. Paulo, o concurso oferece vagas para diversos cargos técnicos, como enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos e instalações, logística de transportes, manutenção em áreas como caldeiraria, elétrica, mecânica e instrumentação, operação de lastro, projetos e construção de edificações, além da área de química de petróleo.

Além da oportunidade de fazer parte da Petrobras, os candidatos também são atraídos pelos salários oferecidos. Os postos na Petrobras têm remuneração inicial de R$ 5,8 mil, além de uma série de benefícios como previdência complementar, plano de saúde e participação nos lucros.

Como fazer a inscrição para o concurso da Petrobras?
As inscrições para o concurso foram reabertas no dia 8 de janeiro e podem ser feitas através do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização da seleção.

As provas estão previstas para o dia 24 de março e serão realizadas nas 27 capitais do país, além das cidades de Araucária (PR), Betim (MG), Ipojuca (PE), Canoas (RS), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Campinas (SP), Cubatão (SP), Santos (SP), Paulínia (SP), Mauá (SP) e São José dos Campos (SP).

Fonte: O Anatgonista