Petrobrás inicia medição eólica em alto-mar em área no Campo de Búzios, na Bacia de Santos

Inovação

A Petrobrás informou que deu início a uma série de medições eólicas em alto-mar, na região do pré-sal. A primeira coleta de dados será feita no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, em parceria com Shell Brasil, TotalEnergies, CNPC e CNOOC e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A pesquisa faz parte do Projeto Ventos de Libra, um investimento de R$ 8 milhões que prevê o desenvolvimento de tecnologia para a realização de estudos e a criação de metodologias de análise de ventos, além de avaliação sobre a viabilidade técnica de instalações eólicas.

“Trata-se de mais uma iniciativa com viés de desenvolvermos conhecimento e capacitação no segmento de eólicas offshore, de grande potencial no Brasil, desta vez com envolvimento de importantes parceiros no pré-sal e do setor acadêmico, representado por instituições de renome”, afirma o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A estação de medição de ventos está instalada no navio-plataforma P-75, que produz, armazena e transporta petróleo. De acordo com a Petrobras, a tecnologia se baseia em um sistema de medições de sensoriamento remoto do tipo Lidar (Light Detection and Ranging). Os dados serão transmitidos diretamente para o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes) e avaliados durante três anos.

“Os projetos eólicos offshore consistem em um grande desafio científico e tecnológico, ampliado pelas condições que se apresentam na região do pré-sal, a cerca de 200 quilômetros da costa, em profundidades d´água de até 2 mil metros”, explica o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes.
Carlos Travassos, diretor de Engenharia e Tecnologia e inovação da Petrobras, afirma que “as campanhas de medição não são novidade para a Petrobras”. “Há uma década, a empresa iniciou estudos de viabilidade para implantação da atividade eólica offshore, com a instalação da primeira torre anemométrica, capaz de medir características do vento, no mar do Brasil, em uma plataforma instalada em águas rasas no litoral do estado do Rio Grande do Norte”, diz.

Em nota, a Petrobrás diz que “o projeto busca desenvolver avanços científicos em modelagem do vento, metodologia de medição de dados, aprimoramento de modelos, redução de incertezas e riscos para implantação de projetos eólicos flutuantes em regiões de águas ultra profundas”.

“Os resultados irão subsidiar as próximas etapas de desenvolvimento, visando a avaliação de implantação de turbinas eólicas associadas a sistemas de produção de óleo e gás na região”, afirma a companhia.

Fonte: Metropoles