Sindipetro-LP se reúne com gestão da empresa para tratar de problema do sistema de refrigeração dos tanques

Terminal da Alemoa

Após denúncias, a Diretoria do Sindipetro-LP esteve reunida com a gestão da Transpetro, Petrobrás e do Terminal da Alemoa para tratar do sistema de refrigeração dos tanques refrigerados de GLP que está com as bombas defeituosas há tempos.

O sindicato obteve êxito quanto à ampliação das bombas de backup, as quais permanecerão em operação até a completa reinstalação do sistema original. Além disso, atendendo ao pleito do sindicato, ficou acordado o acréscimo de mais duas bombas suplementares, totalizando assim quatro unidades para assegurar a estabilidade operacional.

Os representantes da Petrobrás e da Transpetro apresentaram um cronograma que estabelece a previsão para a restauração do sistema, visando aumentar a confiabilidade do sistema, que se configura como elemento crítico. Este cronograma contempla a recuperação da configuração original, composta pela bomba 1 em operação, a bomba 2 em manutenção com previsão de retorno em fevereiro de 2024, e a bomba 3 em processo de substituição, cujo pedido de compra já foi realizado, com previsão de entrega em 300 dias.

O cronograma engloba a readequação da redundância do sistema, com a inclusão de mais duas bombas, totalizando assim 4 bombas como reserva do sistema. As duas bombas adicionais estão previstas para chegar em janeiro de 2024. Por fim, o plano inclui o aumento da confiabilidade das bombas provenientes do fornecedor. Em 14 de dezembro, a gestão da unidade reuniu-se com a empresa Itubombas, cobrando um plano de ação para aumentar a confiabilidade dos equipamentos fornecidos.

A Diretoria do Sindicato continuará acompanhando e caso de perto e não dará trégua até que a situação seja revertida. A situação é grave já coloca a força de trabalho, a unidade e a comunidade no entorno em perigo.