FNP cobra reunião com a Previc e pede que categoria denuncie na ouvidoria da Petros mudanças no regulamento

Petros 2

O Sindipetro-LP havia denunciado que em dezembro de 2022 a Petros havia alterado o regulamento do Petros 2 sem consulta aos participantes e sem consultar aos seus representantes. Dentre as mudanças, evidenciamos um ataque direto aos PPSPs ao tentar remover o inciso VIII do Artigo 48 do Regulamento da Petros, isentando as Patrocinadoras de responsabilidades expressas.

Após diálogo com o novo presidente da PREVIC em 2023, o regulamento foi devolvido para ajustes e mais uma vez foi aprovado pelo Conselho Deliberativo, sem a participação dos participantes e representantes. Nem mesmo os conselheiros eleitos ditos independentes da época, se manifestaram.

Marcus Coelho, advogado do Sindipetro-LP e da FNP, explica que a preocupação é devida a possibilidade de resgate da integralidade do saldo, inclusive a parte da patrocinadora, e também da possibilidade de parte de resgate quando da opção da aposentadoria. “Não nos foi fornecido nenhum estudo do impacto desses saques em relação aos benefícios, em relação ao patrimônio do plano. Então nós achamos que é necessária a apresentação do estudo completo, a previsibilidade de pessoas que optariam por essa nova sistemática, para que então a gente possa avaliar se existe um risco iminente ou não em relação a essa alteração que vem sendo proposta”.

Diante de nova manobra da empresa em se eximir de responsabilidades e colocar sobre os trabalhadores maior custo ao plano, a FNP pediu uma nova reunião com a Previc, contra a mudança do regulamento sem a participação dos trabalhadores e assistidos.

Além das negociações em mesa, é preciso que toda categoria se mobilize. Para isso, Adaedson Costa, secretário geral da FNP orienta aos participantes da Petros que procurem os canais de ouvidoria da Petros e cobre que para qualquer mudança no regulamento do Petros 2 passe necessariamente por consulta da categoria.

Para cadastrar denúncia junto à Ouvidoria, acesse aqui e mande sua manifestação, ou ligue para (21) 2506-0699, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Nós temos que participar de qualquer alteração. As alterações que fizeram é uma modelagem ao Petrus 3. Não assinamos o Petrus 3, nós assinamos o Petrus 2 e esse que queremos”, conclui Adaedson.