Trabalhadores e trabalhadoras da Intertek aprovam tabela salarial unificada e representatividade sindical

RPBC

A Diretoria do Sindipetro-LP esteve na manhã desta sexta-feira (10) conversando com os trabalhadores e trabalhadoras próprios e contratados do Laboratório da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão.

Apesar da mudança, a gestão da refinaria, mais uma vez, negligenciou a observância da minuta padrão. Este documento determina a abrangência sindical para os petroleiros contratados, além de conter as tabelas salariais já em vigor na refinaria. Tais medidas visam evitar desgastes e problemas tanto para a empresa quanto para os trabalhadores.

Infelizmente, a gestão da Petrobrás persiste em ignorar a organização dos trabalhadores previamente estabelecida na RPBC, principalmente em relação à tabela unificada. Em resposta a essa postura, o Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comercio e Empresas de Assessoramento Perícias Informações e Pesquisas de Serviços Contábeis de Santos e Região está colaborando com sindicatos dos petroleiros, construção civil, metalúrgicos, e a Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão. Juntos, apresentaram uma proposta aos trabalhadores da Intertek, contendo tabelas salariais divididas por funções: Assistente administrativo, Auxiliar de laboratório (turno), Auxiliar de laboratório (adm), Técnico químico I (turno), Técnico químico II - qualidade, Técnico químico II – insumos, Técnico químico III, Técnico de instrumentação, Técnico de segurança do trabalho, Técnico químico II – equipamentos de manutenção e Supervisor de laboratório.

Na reunião, aprovou-se unanimemente a Tabela Salarial Unificada e autorizou-se o Sindicato a iniciar as negociações com os trabalhadores. Esse é o primeiro passo para garantir que a força de trabalho dessa área crucial da refinaria possa usufruir dos salários e benefícios previstos na tabela unificada, conquistada na RPBC e consolidada há mais de 8 anos.

O Sindipetro-LP reitera seu compromisso, permanecendo mobilizado e atento aos próximos contratos a serem firmados na refinaria. Diante de qualquer indício de descumprimento do acordo, os trabalhadores estarão prontos para fazer valer a decisão da maioria. O cumprimento da tabela salarial continua sendo uma tarefa árdua, demandando vigilância constante por parte dos trabalhadores, da Comissão de Desempregados e dos sindicatos.