Mês de conscientização ao câncer de próstata alerta trabalhadores expostos a agentes cancerígenos

Novembro Azul

Novembro é o mês dedicado à campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, aproximadamente 68 mil novos casos são diagnosticados a cada ano, destacando a necessidade de exames regulares para identificar a doença precocemente.

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, tornando-se o tipo mais comum de câncer entre os homens. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a essa doença, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é crucial para garantir a cura do câncer de próstata. Homens a partir dos 45 anos, especialmente aqueles com fatores de risco, devem procurar um urologista para discutir a realização do exame de toque retal e do exame de sangue PSA. O toque retal permite ao médico avaliar possíveis alterações na próstata, enquanto o exame de PSA mede o nível do antígeno prostático específico no sangue. Cerca de 20% dos diagnósticos de câncer de próstata ocorrem a partir de anormalidades detectadas no toque retal.

Sintomas e Fatores de Risco
Nas fases iniciais, o câncer de próstata costuma ser assintomático, o que dificulta a detecção precoce. Quando os sintomas aparecem, cerca de 95% dos casos já estão em estágios avançados, tornando o tratamento mais complexo. Os sintomas incluem dor óssea, dificuldades ao urinar, aumento da frequência urinária e a presença de sangue na urina ou no sêmen.

Diversos fatores de risco estão associados ao desenvolvimento do câncer de próstata, como histórico familiar da doença, raça (homens negros têm maior incidência) e obesidade.

Benzenismo na Indústria
Além dos fatores de risco tradicionais, existe uma preocupação crescente sobre a relação entre a exposição a substâncias químicas presentes na indústria, como o benzeno e derivados de petróleo, e o desenvolvimento de câncer de próstata. Pesquisas têm demonstrado que o benzeno é um produto químico cancerígeno e que a exposição a longo prazo a essas substâncias tem sido associada a várias formas de câncer, incluindo a leucemia.

No caso dos trabalhadores da indústria, o aumento da incidência de câncer tem sido observado em pessoas ocupacionalmente expostas ao benzeno e seus derivados. Embora a relação direta com o câncer de próstata ainda não esteja totalmente esclarecida, não podemos descartar a possibilidade de que essas substâncias aumentem o risco de desenvolver essa doença.

Portanto, é fundamental que os trabalhadores, especialmente os petroleiros, estejam atentos à exposição a essas substâncias e adotem medidas de proteção adequadas, como parte dos esforços do Novembro Azul. Além disso, a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata deve ser ampliada, visando reduzir os casos de morte e melhorar a qualidade de vida dos homens. O tratamento do câncer de próstata é oferecido de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a escolha do melhor tratamento é feita caso a caso, considerando o estágio da doença e as condições clínicas do paciente.