Após muita pressão, Petrobrás prorroga prazo do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI)

30 de setembro de 2024

Depois de muita pressão dos Petroleiros, a Petrobrás resolveu concordar em prorrogar até 30 de setembro de 2024 o prazo de comprovação da aposentadoria pelo INSS exigido aos trabalhadores que aderiram ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI).

A decisão foi comunicada à FNP nesta terça-feira (24) por meio de ofício. O prazo estabelecido pela empresa terminaria no dia 31 de outubro, mas, devido ao acúmulo de processos que o INSS enfrenta, milhares de petroleiros e de petroleiras ainda aguardam a carta de concessão do benefício.

A extensão do prazo era uma luta da categoria para resguardar os direitos dos trabalhadores que aderiram ao PAI. No informativo enviado à FNP, a Petrobrás diz estar “ciente das dificuldades reportadas por empregados inscritos no Programa de Aposentadoria Incentivada”.

De acordo com as regras do programa, se os trabalhadores não comprovarem aposentadoria e apresentarem a carta do INSS de concessão do benefício dentro do prazo estabelecido pela empresa, estarão automaticamente desligados do PAI.

Confira o comunicado enviado à FNP

Fonte: Sindipetro-SJC