Com assembleias, reuniões, vistoria e eleições em outros sindicatos, diretoria teve uma semana cheia de luta!

De 15 a 20 de outubro

A semana da diretoria começou com assembleias nas plataformas abrangidas pelo Sindipetro-LP, no domingo (15), onde os trabalhadores mandaram recado de que estão dispostos a cruzar os braços se os gestores da Petrobrás não recuarem dessa decisão de oferecer uma proposta rebaixada e sem avanços.

Na segunda-feira (16) foi a vez dos petroleiros do Tebar, em Caraguatatuba, e da Alemoa, em Santos, realizarem assembleia e unanimemente rejeitarem a segunda proposta da empresa.

A tarde, o secretario geral da FNP e diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, participou de uma live com o dirigente da FUP, Joacir Pedro, e com o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ), coordenador da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, sobre a indústria naval no Rio de Janeiro. Mais tarde, os petroleiros do G3 da UTE e RPBC, em Cubatão, reafirmaram a rejeição à proposta da empresa.

Na manhã de terça-feira (17) foi a vez dos petroleiros do G5 da UTGCA, em Caraguatatuba e dos petroleiros do grupo 3 da RPBC e UTE-EZR, em Cubatão, rejeitarem em assembleia a contraproposta feita pela gestão da Petrobrás. O sindicato participou também de reunião de diretoria da FNP.

A diretoria, representada pelo diretor Eduardo Freire, esteve no Aeroporto de Jacarepaguá, acompanhando o embarque e desembarque dos trabalhadores das plataformas, conversando sobre a assembleia, que estava sendo realizada nas bases e sobre o ACT, dentre outras demandas. O plantão no aeroporto acontece toda semana, de terça até quinta-feira.

À noite, na sede e subsede, foi realizada assembleia geral, onde, por unanimidade, os petroleiros do Litoral Paulista rejeitaram a segunda proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Petrobrás.

Na quarta-feira (18), os diretores Fabio Mello e Adaedson Costa acompanharam o pleito pela gestão do Sindipetro AL/SE, em Sergipe, apoiando a Chapa 1. Também na quarta, os diretores Marcelo
Juvenal e Eberton Masuzzo estiveram na RPBC, acompanhando as obras de ampliação da RPBC, para recebimento de benzeno, que passará a ser feito na refinaria.
A diretoria participou na quinta-feira (19) de reunião do conselho deliberativo, para tratar da Previsão Orçamentária cuja assembleia acontece na próxima semana.

Nesta sexta-feira (20), a diretoria participou de reunião com o Jurídico do sindicato, sobre as ações em andamento e outros assuntos relacionados.

Em apoio ao Sintricomos, os diretores do LP acompanharam as eleições na entidade. Em Sergipe, após a semana de eleição para nova diretoria, a Chapa 1, apoiada pela FNP e sindicatos, ganhou o pleito, com quase 600 votos. A diretoria eleita irá gerenciar o Sindipetro AL/SE de 2023 até 2025. Parabéns aos companheiros, que sigam com a dedicação que sempre lutaram pelas causas dos petroleiros.

Seguimos mobilizados!