PETROBRÁS FAZ DESCOBERTA DE ÓLEO NO PROSPECTO DE SAGITÁRIO, dentro do bloco S-M-623, NA BACIA DE SANTOS

poço 3-BRSA-1388DA-SPS

A Petrobrás notificou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) nesta semana sobre a descoberta de indícios de petróleo no poço 3-BRSA-1388DA-SPS, no prospecto de Sagitário, dentro do bloco S-M-623, na Bacia de Santos. A descoberta aconteceu em lâmina d’água de 1.866 metros. Esse é o segundo poço de extensão da área, que começou a ser perfurado em julho deste ano. Os poços de extensão são perfurados para ampliar ou demarcar os limites de uma jazida.

Para lembrar, em janeiro de 2020, a Petrobrás anunciou a primeira descoberta de indícios de petróleo de Sagitário, por meio do primeiro poço de extensão (3-BRSA-1370-SPS). Contudo, a companhia disse que os resultados iniciais da campanha exploratória ficaram “aquém das expectativas”. Por isso, a petroleira solicitou mais prazo para as atividades exploratórias e de avaliação no bloco.

Em seu pedido de extensão de prazo, a Petrobrás alegou à ANP que as informações obtidas com o primeiro poço de extensão da área apresentaram resultado abaixo das expectativas. A companhia acrescentou ainda que a avaliação econômica da área norte da acumulação resultou em forte impacto negativo para o projeto.

A ANP aprovou o pedido da Petrobrás, prorrogando o prazo do Plano de Avaliação de Descoberta para 5 de março de 2024. Uma das obrigações impostas pela ANP na aprovação do pedido da Petrobrás foi justamente a perfuração de um segundo poço de extensão.

Fonte: Petronoticias