No Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, sindicatos cobram retorno das comissões

5 de Outubro

Nesta quinta-feira, 05 de outubro, é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno. A data, desde que foi criada, tem sido um importante momento para a refletir sobre o mal que o produto causa aos trabalhadores que tem o Benzeno na sua rotina de trabalho e para o qual NÃO EXISTE LIMITE DE EXPOSIÇÃO SEGURA. Com ações sendo organizadas em todo o país, no Litoral Paulista foi realizada panfletagem e conversas com os trabalhadores da RPBC e UTE-EZR, em Cubatão.

Neste ano a ação será em torno, principalmente, de cobrar o retorno das comissões tripartites, extintas em uma só canetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que assim que assumiu o governo em 2019, eliminou dezenas de comissões tripartites, criadas para melhorar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores, dentre elas a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz).

Com a mudança de governo, com Lula assumindo a presidência, a expectativa é que as comissões regionais e a comissão nacional do Benzeno sejam retomadas, dando continuidade ao combate contra o benzenismo e na prevenção de outras doenças, mas agora com o respaldo e incentivo legal que tal iniciativa necessita.

Apesar de extinta pelo governo, os membros da comissão mantiveram a luta, com o apoio de sindicatos, federações e centrais de trabalhadores, que empenharam importante papel na manutenção das ações da CNPBz, promovendo debates, palestras, estudos ações como as realizadas em torno do dia 5 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, denunciando o descaso do até então governo com a saúde dos trabalhadores e mantendo no ar o site da CNPBz (www.cnpbz.com.br).

Ações como o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, realizado no dia 5 de Outubro, são de suma importância para que o trabalhador se aproprie do conhecimento que permite que, sempre contando com o respaldo do sindicato, ele próprio também tenha argumentos para defender sua saúde, cobrando melhorias e denunciando desvios que perpetuam os casos de adoecimento da categoria no ambiente de trabalho.