Direção da Federação Nacional dos Petroleiros se reúne com Petrobrás para tratar de AMS e benefícios

ACT

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) esteve reunida ontem (26)  com a direção da Petrobrás para discutir dois pontos importantes do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2024: AMS e benefícios.

A FNP foi taxativa ao falar que não haverá qualquer aprovação de ACT se não houver avanços relativos a maior participação da Petrobrás no custeio da AMS.

A gestão da Petrobrás também deve desistir da retirada de direitos nos planos de saúde, como as propostas de equacionamentos, a questão do saldo devedor, a cobrança do Grande Risco fora do limite da margem consignável, entre outras medidas propostas ainda pelo governo e gestão bolsonarista.

A FNP também reiterou a necessidade de a AMS voltar imediatamente com os postos de atendimento presencial.

Benefícios

Na reunião, a FNP também cobrou maior participação da Petrobrás desde o auxílio-creche até o auxílio para dependentes estudantes do ensino médio, além do retorno do “Programa Jovem Universitário”.

O abono saúde – que deve ser um benefício aos petroleiros na compensação de horas quando estes acompanharem seus dependentes em exames e consultas médicas – também foi demandando pela Federação Nacional dos Petroleiros.

Próximos passos e mobilização da categoria

Rejeitada a primeira proposta da empresa, a categoria petroleira tem que se organizar cada vez mais e participar do ato nacional em defesa das estatais e da soberania nacional, que será realizado no centro do Rio de Janeiro (RJ), no próximo dia 03/10, data de aniversário de 70 anos da Petrobrás.

Essa será uma importante manifestação para mostrar quem são os verdadeiros defensores desta empresa e que devem ser respeitados. Sejam os trabalhadores aposentados, que contribuíram para a construção desse patrimônio nacional, sejam os trabalhadores da ativa, que continuam esse trabalho e devem ser reconhecidos.

Já hoje (27/09) e na quinta-feira (28/09), acontecerão novas mesas de negociação com a Petrobrás para tratar de pontos como remuneração, vantagens, relações sindicais, teletrabalho, diversidade, entre outros.

Possivelmente na sexta-feira (29/09), a Petrobrás deve apresentar a segunda proposta em mesa.  Se essa será a última, não sabemos. O que sabemos é que é o nosso dever e responsabilidade cobrar e lutar por avanços necessários para a reconstrução da empresa.

Acompanhe os meios de comunicação da FNP e dos nossos sindicatos filiados. Sigamos nos preparando para avançar nesta luta do ACT 2023-2024, pois organizados somos mais fortes.

E não se esqueça de votar nos candidatos das chapas UNIDADE PARA O FUTURO DA PETROS, nas eleições da Petros 2023 [CLIQUE E SAIBA MAIS].

Fonte: FNP