Sindipetro-LP realiza assembleias e indica rejeição da proposta de ACT apresentada pela Petrobrás

Na luta pelo ACT!

O Sindipetro-LP convoca toda categoria petroleira para Assembleia Geral Extraordinária, para votação da primeira proposta apresentada pela Petrobrás para o acordo coletivo da categoria (ACT).
A assembleia acontecerá presencialmente na sede e subsede, na próxima quarta-feira (20), com primeira chamada às 17h30 e em segunda chamada às 18h. Além disso, para os trabalhadores de turno a assembleia será realizada na portaria das unidades operacionais e plataformas das bases do LP, conforme previsto no Artigo 11º, item X do Estatuto Social, nos dias 19 e 20 de setembro de 2023 (terça e quarta-feira).

A contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela Petrobrás não atende ou sequer responde a pauta aprovada nos congressos regional e nacional da categoria. Por isso, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), o Sindipetro-LP e os demais sindicatos que compõem a Federação  e FUP entendem que ela está rejeitada desde o momento que foi apresentada em mesa de negociação. Na proposta feita pelos gestores não há avanços que contemplem os pleitos relacionados à AMS, Petros, reposição salarial, planos de cargos e salários.

Além de rejeitar a proposta, os petroleiros devem aprovar o estado de Assembleia Geral Permanente, para que a convocação para as próximas deliberações aconteçam mais rapidamente e assim possamos avançar nas negociações com a Petrobrás.
Da mesma forma que a Petrobrás está propondo a antecipação do reajuste como boa-fé negocial, a Federação Nacional dos Petroleiros e seus sindicatos pedem que os gestores prorroguem imediatamente a ultratividade aplicada até o final de setembro, para que não haja prejuízo às rodadas seguintes de negociação.

Vamos demonstrar nossa unidade pelo atendimento de nossa reivindicação, que nada mais é que a preservação de nossos direitos e a retomada do que nos foi retirado ao longo dos últimos anos. Tal demanda, como demonstram os seguidos recordes de produção e lucratividade recentes, não é apenas viável e possível - é justa!

É fundamental a presença de todos os petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas, pois as decisões tomadas na assembleia impactarão diretamente nossas vidas e o futuro da nossa empresa.

Merecemos mais e iremos lutar por isso!