Nota de apoio e solidariedade ao deputado federal Glauber Braga que é vítima de perseguição política

Na luta!

Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vem por meia desta nota manifestar seu firme apoio e solidariedade ao companheiro deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), vítima de perseguição política e judiciária no estado do Rio de Janeiro.

O parlamentar foi multado em R$ 1 milhão e teve as suas contas pessoal e de ressarcimento bloqueadas pelo juiz Sérgio Louzada, da 2ª Vara Cível da Comarca de Nova Friburgo (RJ).

A justificativa é de que Glauber teria supostamente endossado o descumprimento de uma decisão liminar, que impedia o ato de apoio à deputada estadual Marina do MST (PT-RJ) – a parlamentar foi atacada por uma horda de bolsonaristas em meados de agosto, no mesmo município fluminense, quando tentou realizar uma plenária do seu mandato.

A FNP repudia veementemente tanto as agressões sofridas por Marina do MST como os desdobramentos jurídicos que agora atingem não apenas Glauber Braga, mas toda a sociedade brasileira. Essa decisão é uma clara afronta ao Estado Democrático de Direito.

É demasiado preocupante que o Poder Judiciário aja no intuito de cercear as liberdades de manifestação, de expressão e de reunião pacífica, que são garantidas na Constituição Federal de 1988, a fim de intimidar um parlamentar federal democraticamente eleito e reconhecido pelo seu compromisso com as causas sociais e da classe trabalhadora.

A Federação Nacional dos Petroleiros exige que a decisão judicial contra o deputado federal Glauber Braga seja imediatamente revista pelos tribunais superiores e que as liberdades democráticas sejam respeitadas neste país, onde o povo já escolheu não mais se curvar aos arbítrios de uma ditadura ou de seus apoiadores.